BEREU NEWS

Matrícula on-line da rede estadual segue na segunda e terça-feira para estudantes do Ensino Médio, EJA e Educação Profissional


Depois de uma semana direcionada para as Pessoas com Deficiência (PCD) e do Ensino Fundamental, a matrícula on-line na rede estadual entra na reta final e segue, na segunda e terça-feira (23 e 24), para estudante de qualquer série do Ensino Médio e suas modalidades (Educação Profissional e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos). O procedimento é simples e realizado pela internet por qualquer aparelho, a exemplo de tablets e celulares. Basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e seguir as orientações do próprio sistema. 

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, disse que a matrícula on-line está sendo realizada com tranquilidade e enalteceu o engajamento em torno do processo. "É importante reconhecer e valorizar o envolvimento da sociedade nesta grande mobilização para garantir todo mundo na escola. Da mesma forma, reconheço o empenho de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, nesta primeira semana de matrícula, para que ninguém fique fora da escola. Continuaremos focados neste objetivo, trabalhando com muita dedicação e mobilizando lideranças artísticas, religiosas, esportivas, para assegurar esse direito fundamental aos nossos estudantes. O trabalho continuará seguindo firme e forte neste propósito".

Na segunda e na terça, os estudantes do Ensino Médio poderão optar por algum curso técnico de nível médio. São 44 cursos ofertados em 295 unidades escolares, como Centros Estaduais e Territoriais de Educação (CEEPs e CETEPs), além das unidades compartilhadas em 220 municípios baianos. Dentre os cursos ofertados estão Enfermagem, Administração, Informática, Logística, Análises Clínicas e Nutrição e Dietética. 

A partir do segundo ano, os estudantes deverão escolher um dos itinerários formativos ofertados pelas unidades escolares. Constituídos por um conjunto de estratégias com carga horária pré-definida, os itinerários possibilitam aos estudantes a preparação para prosseguimento dos estudos e para o mundo do trabalho e, dentre estes itinerários, está a Educação Profissional e Tecnológica. A SEC disponibilizou, no Canal do Youtube EducaçãoBahia1 e no Portal da Educação, o passo a passo da matrícula on-line. 

Nesta sexta-feira (20), a matrícula foi direcionada para estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. A estudante Adriane Durval, 15, destacou a facilidade da matrícula on-line. Usando o seu celular, ela realizou a sua matrícula para cursar o 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador. “Achei o processo de matrícula on-line muito simples, moderno e rápido. Só precisei vir na escola para entregar alguns documentos com a minha mãe e está tudo certo”, disse.

O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, mesmo que não seja a que deseja estudar. A costureira Maria Alice Santos preferiu matricular de forma presencial o seu filho Cleisson Silva e o sobrinho Cristian dos Santos, ambos com 16 anos, no 1º ano, no Colégio Estadual Rômulo Almeida. “Gostei muito do atendimento e estou muito feliz por matricular eles aqui, pois já tenho outros seis filhos que se formaram neste colégio, no antigo prédio. Aproveitei para conhecer a nova estrutura do colégio, que está amplo e muito bonito”, revelou. 

Confira o cronograma da matrícula

20 de janeiro - Estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.

23 e 24 de janeiro - Qualquer série do Ensino Médio e suas modalidades (Educação Profissional e EJA).

Documentos - A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, dentro do prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado. Veja a documentação necessária: via original do histórico escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

Emissão de CPF - Estudantes que vão fazer a matrícula na rede estadual de ensino podem solicitar a emissão do CPF em nove unidades da Rede SAC da capital e do interior e em 14 colégios estaduais, até o dia 24/1, último dia da matrícula. A iniciativa é fruto de uma parceria do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) com a Secretaria da Educação do Estado (SEC). O CPF é um dos documentos necessários para a matrícula na rede estadual de ensino. Para a emissão do CPF, os estudantes menores de 16 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhados pelo pai, pela mãe ou por um responsável legal. Maiores de 25 anos devem procurar a Receita Federal.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS