BEREU NEWS

Sua vida é importante: Caminhada contra o suicídio é realizada em Conceição do Jacuípe


A frase "sua vida é importante" tomou conta das ruas de Conceição do Jacuípe, na tarde deste domingo (29/1). A caminhada a favor da vida foi realizada com objetivo de alertar à população sobre a importância de acolher e ouvir pessoas que enfrentam estes transtornos.

De acordo com a organizadora da ação, Késia Nascimento, a ideia de usar as redes sociais para falar a cerca da prevenção ao Suicídio tomou um caminho mais impactante que o imaginado. O espaço usado para reflexão e acolhimento, fez com que outras pessoas adotassem a ideia.



Para ampliar a mensagem de amor, carinho e apoio, vídeos foram gravados e compartilhados em redes sociais. Para o fechamento deste ciclo, uma caminhada de paz, oração e adoração foi realizada pelo centro da cidade.

A psicóloga Rafaela Jaine, destacou à importância de buscar ajuda profissional, o papel da família durante e após o processo, e sinais de alerta. Religiosos, políticos, apoiadores e profissionais da saúde fizeram parte do processo. 

A prevenção deve ser realizada de forma conjunta, com escuta e acolhimento. É importante sempre observar os sinais e evitar julgamentos. Cuidar do próximo é primeiro passo para salvar uma vida.

A Guarda Civil Municipal prestou apoio, e orientou o trânsito durante o trajeto. 


Vereadores: Marcelo Menezes, Fairuze de Chico da galinha e Flávia Teixeira


Álbum completo:

 


SEJA ATENCIOSO
Todos os dias, cerca de 30 brasileiros se suicidam. Em cerca de 90% dos casos, porém, eles podem ser evitados. 

Na cartilha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), revela-se que de cada 100 brasileiros, 17 já pensaram, ao menos uma vez, em tirar a própria vida. Vale lembrar que fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida não somente as tentativa de tirar a própria vida, mas também os pensamentos e os planos.

Mas como é possível ajudar alguém que esteja passando por problemas graves e ainda ter condições de suspeitar de que a pessoa tenha plano de tirar a própria vida? A psicóloga reforça que na grande maioria das vezes, o indivíduo dá sinais de sua intenção. Entretanto, como não estamos tão acostumados a ouvir e escutar o outro com clareza, esses sinais passam despercebidos ou só fazem sentido após o suicídio. Ou então, o que é muito comum, não levamos a sério a declaração e a interpretamos equivocadamente como uma brincadeira de mau gosto.

CVV (Centro de Valorização da Vida) – telefone 141

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS