Header Ads


Vídeo de jovens ‘latindo’ durante manifestação viraliza; entenda


Um vídeo de jovens imitando sons de latidos durante o que parece ser uma manifestação viralizou nas redes sociais nesta semana. O caso em questão aconteceu, em setembro de 2020, em Varsóvia, na Polônia, e envolveu um embate entre ativistas em defesa dos valores conservadores e militantes da causa LGBTQIA+.

De acordo com a imprensa local, o fato ocorreu quando membros de um grupo de jovens católicos intitulado Krucjata Młodych (Cruzada da Juventude, em português) caminhava pelas ruas de Varsóvia coletando assinaturas para o projeto de lei Stop LGBT, que visava proibir, por exemplo, a realização de paradas do orgulho LGBT e outras reuniões públicas sobre orientação sexual.

No entanto, durante a coleta de apoios, o grupo conservador encontrou com militantes do movimento LGBTQIA+ que passaram a imitar barulhos de latidos contra eles. O assunto repercutiu no país europeu, na época, e foi comentado até por políticos poloneses, como a senadora Maria Koc, do partido conservador Lei e Justiça.

– Onde esses jovens são criados? Em que famílias? Em que escolas? Quem e onde os ensinaram a latir para as pessoas? As meninas no Centro da cidade latem para os outros. O mundo está acabando – declarou Koc, na época.

A Sejm, equivalente na Polônia à Câmara dos Deputados, chegou a avaliar, em outubro de 2021, uma moção que tentava rejeitar a proposição, mas a medida não foi aprovada pelos legisladores e a proposta seguiu tramitando na Casa. No entanto, desde então, o projeto foi enviado para a Comissão de Administração e Assuntos Internos e não houve qualquer nova deliberação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.