BEREU NEWS

Vídeo que aponta vazão de esgoto no Farol da Barra viraliza; Embasa nega


Um vídeo que mostra supostamente o descarte de esgoto na faixa de areia e água na praia do Farol da Barra, um dos principais cartões portais de Salvador, viralizou nas redes sociais, na sexta-feira (20/01). O responsável pelo registro lamenta a cena e diz que uma “grande mancha marrom já se forma, sujando o mar”.

Secretária de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) de Salvador, Marcelle Moraes, disse que é preciso de um alinhamento dos órgãos estaduais atuantes na capital baiana sobre os cuidados ambientais. “O município se destaca no país em ações de sustentabilidade e resiliência, entendemos que as metrópoles do futuro dão prioridade à qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos através de atividades que potencializam os recursos naturais. Salvador é uma cidade litorânea, além do lazer, a praia é geração de renda para muitas pessoas e agora esse espaço vem sendo prejudicado e causando sérios riscos para a saúde daqueles que frequentam”.

A titular da pasta salienta ainda que vai acionar os órgãos competentes para multar a Embasa, como o Inema. “Não podemos mais aceitar a Barra sendo alvo desse crime”.

Em nota enviada, a Embasa nega que seja esgoto.

“A Embasa informa que a água mostrada no vídeo não é proveniente da estação elevatória de esgoto da empresa, cuja placa é visível na filmagem. A estação e os demais componentes da rede de esgoto estão operando normalmente, sem extravasamentos”, pontua o comunicado.

“A água que está escoando para a praia é proveniente da rede de drenagem pluvial, ou seja, água de chuva que escorre pelas ruas e é direcionada pelo canal ao mar. Hoje, não choveu na praia da Barra, mas sim na bacia hidrográfica no rio urbano que desagua naquele ponto. Como o vídeo não tem data, é possível também que tenha sido filmado em uma ocasião em que estivesse chovendo na Barra”, diz a Embasa.

“O que é possível afirmar é que a rede da Embasa está operando normalmente no local hoje, portanto não houve nenhum lançamento de esgoto na praia”, finaliza a empresa.


Informe Baiano

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS