BEREU NEWS

Baianos são resgatados de trabalho similar à escravidão no Rio Grande do Sul



Os cerca de 200 trabalhadores atuavam na colheita da uva e no abate de frangos em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Uma ação conjunta da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal realizou, a partir da noite de 22 de fevereiro, quarta-feira, um pente-fino na situação empregatícia de trabalhadores que atuavam na colheita da uva e no abate de frangos em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Em torno de 200 trabalhadores, em sua maioria baianos, foram encontrados em más condições de alojamento. 

Segundo informacões do MPT, a operação foi deflagrada com uma vistoria a uma pousada na Rua Fortunato João Rizzardo, no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, onde foram achados os trabalhadores. A denúncia foi feita por um grupo que conseguiu escapar do local e levar o caso à PRF em Porto Alegre. De acordo com o relato dos trabalhadores, eles teriam sido submetidos a jornadas exaustivas, recebiam comida imprópria para consumo, só podiam comprar produtos em um único estabelecimento, com desconto salarial e preços elevados, e eram mantidos vinculados ao trabalho por supostas “dívidas” contraídas com o empregador.

WhatsApp Image 2023 02 23 at 15.01.20 22d71051a5

A procuradora coordenadora da PTM Caxias do Sul, Ana Lucia Stumpf González, e a vice-coordenadora regional da Conaete (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), procuradora Franciele D’Ambros, foram a Bento Gonçalves representando o MPT-RS na Força-tarefa. Ao longo desta quinta-feira (23), as procuradoras colheram depoimentos de pessoas alojadas no local. O MPT-RS também foi chamado a auxiliar nos trâmites de regularizações e na negociação com empregadores para pagamento de verbas rescisórias e garantia de transporte de retorno para os trabalhadores para a Bahia. A apuração das circunstâncias completas do caso deve continuar pelos próximos dias.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS