BEREU NEWS

BERIMBAU: Adolescente é diagnosticada com tumoração sublingual e família pede ajuda para realizar biópsia

Matéria atualizada às 15h08min

Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco e no primeiro sinal de que algo está errado, é preciso procurar um médico. Foi o que ocorreu com a família da Jucileide Miranda dos Santos, de apenas 14 anos. 

A adolescente foi diagnosticada com tumoração sublingual, e precisa realizar uma biópsia que custa cerca de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em caráter de urgência. Isabel Borges, genitora, vêm mobilizando a campanha de arrecadação através das redes sociais, a fim de arrecadar o valor necessário para o procedimento. 

De acordo com Isabel, há cerca de três meses atrás, ela conseguiu observar e descobrir o tumor, depois de vê-lo crescer embaixo do queixo da jovem. Ela enfatizou ainda, que só foi possível observar o estado de saúde com mais atenção, após a irmã flagrar que estava saindo secreção com mau cheiro da boca da adolescente. Jucileide disse ter vergonha de falar do assunto com a mãe. Ela chegou a realizar uma cirúrgia aos 03 anos de idade para resolver o mesmo problema recente.

A conjacuipense informou ao Portal Bereu News que, recorreu aos recursos disponibilizados pelo SUS, mas o processo é demorado. Isabel inteirou ainda que procurou à Secretaria de Saúde do município de Conceição do Jacuípe há duas semanas, mas não obteve nenhum retorno até o presente momento.

"Também procurei outros meios de ajuda, por que o médico me falou que a situação dela é de extrema urgência, por isso a biópsia; mas, até o hospital disse que não tem previsão para realização. Procurei o CRAS na quinta (16/3), e dei entrada no pedido de ajuda novamente", explicou.

"O médico pediu todos os exames com urgência, por isto estou arrecadando recursos para fazer na rede particular", completa. 

ESCLARECIMENTO

Em resposta, a Secretaria de Saúde afirma que a paciente não procurou a regulação, nem a coordenação de saúde bucal. Profissionais da coordenação já estão em contato com a família da Jucileide.

Ajude a Jucileide com qualquer valor chave Pix celular: 75983596495  IG:@ajudejucileide

 

 

O que é Tumoração sublíngue?
As glândulas salivares são tecidos localizados na região da face e da boca responsáveis por produzir e secretar a saliva. Esse líquido é fundamental para manter a lubrificação da boca e da garganta, ao mesmo tempo, contribuindo para a deglutição dos alimentos e o início da digestão deles.

Existem glândulas salivares maiores e menores, divididas em conjuntos dos dois lados do rosto e também embaixo da língua; essas recebem o nome de glândulas sublinguais. A maior parte dos tumores costuma se desenvolver nas parótidas, mas as sublinguais também podem ser acometidas por esse problema.

O tratamento é possível e varia em cada caso. O tratamento é personalizado para cada paciente de acordo com as características do problema e suas necessidades. De toda forma, existem protocolos comumente adotados dependendo do estágio em que a doença se encontra.

É muito provável que um tumor desse tipo seja tratado por meio de cirurgia para remover a parte da glândula que foi afetada ou toda a glândula.

Também existe a possibilidade de serem indicadas sessões de radioterapia depois da cirurgia, dependendo do grau do câncer, se ele não tiver sido totalmente removido ou se houver células malignas nas margens do local onde foi retirado o tumor.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS