BEREU NEWS

Governo publica decreto que distribuirá absorventes para pessoas vulneráveis que menstruam


 

Além das mulheres cisgênero, os homens transgênero, as pessoas não binárias e as pessoas intersexo também serão atendidas pelo programa.

O governo federal publicou nesta quinta-feira (9) um decreto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual que, entre outras medidas, viabilizará distribuição gratuita de absorventes para pessoas que menstruam e estejam em situação de vulnerabilidade.

O termo "pessoas que menstruam" é utilizado para indicar que além das mulheres cisgênero, os homens transgênero, as pessoas não binárias e as pessoas intersexo também serão atendidas pelo programa.

De acordo com o decreto, as pessoas consideradas aptas para serem beneficiadas por medidas do programa são aquelas que menstruam e que:

  • Sejam de baixa renda e estejam matriculadas em escolas da rede pública de ensino
  • Se encontrem em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema
  • Se encontrem recolhidas em unidades do sistema prisional
  • Se encontrem em cumprimento de medidas socioeducativas.

A compra dos absorventes será centralizada pelo Ministério da Saúde. Antes, o governo repassava aos estados e municípios a verba para aquisição dos produtos.

A formalização da mudança foi feita em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assina o decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS