BEREU NEWS

Criador de gado é internado com raiva humana; bezerro pode ter sido o transmissor


 

O bezerro foi sacrificado e incinerado, enquanto que todas as pessoas próximas do paciente estão sendo monitoradas

O homem, de 60 anos, que é criador de gado e morador da cidade de Mantena, no Leste de Minas Gerais, está internado após ter confirmado o diagnóstico de raiva humana, nesta terça-feira (18). O mineiro está hospitalizado em uma unidade de saúde da Grande Vitória, no Espírito Santo.

O idoso apresentou quadro de confusão mental e buscou ajuda médica no dia 7 de abril. Com o agravamento dos sintomas, no dia seguinte, ele foi transferido. "Após análises realizadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o caso foi confirmado para raiva humana nesse sábado (15), e as atualizações estão sendo enviadas às autoridades sanitárias", disse a Secretaria de Saúde do Espírito Santo em nota.

Ainda segundo a pasta, o paciente teve contato direto com um animal "que apresentava sintomatologia neurológica". A prefeitura da cidade de Mantena sacrificou o animal. "O animal (bezerro) foi sacrificado e incinerado, todas as pessoas próximas do paciente estão sendo monitoradas e devidamente imunizadas. Não existe motivo para pânico, não existe necessidade de vacinação em massa", diz a nota da secretaria, que ressaltou ainda que a vacinação de animais de grande porte é responsabilidade dos proprietários.

A raiva em humanos provoca mal-estar, febre, dor de cabeça, náusea, dor de garganta, fraqueza, dormência e mudanças de comportamento, que podem aparecer entre duas semanas e três meses depois de ser mordido pelo animal. Normalmente, ela é transmitida por cães, gatos, morcegos e saguis. A doença causa morte na grande maioria dos casos depois do surgimento dos sintomas.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS