BEREU NEWS

Bolsonaro gerou certificado de vacinação duas vezes antes de voltar ao Brasil, aponta PF


As investigações da instituição evidenciam que o perfil com dados de Bolsonaro foi conectado ao aplicativo ConecteSUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou no radar das investigações da Polícia Federal. A instituição apura a suposta inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Por meio da análise, ficou constatado que o ex-gestor do Brasil emitiu novamente o certificado de imunização contra a doença 15 dias antes de deixar os Estados Unidos rumo ao Brasil. 

Um perfil associado aos dados de Bolsonaro foi conectado ao aplicativo ConecteSUS foi apontado pelo inquérito. Pelo menos quatro vezes desde dezembro do ano passado houve  conexão, sendo que a última delas ocorreu no dia 14 de março, às 8h15. As informações foram publicadas pelo jornal O GLOBO.

Na representação pelos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, a PF garante, em diligência complementar, ter solicitado as informações à Secretaria de Governo Digital. Até o último dia 22 de dezembro, a conta do ex-presidente era administrada, ao que tudo indica, pelo tenente-coronel Mauro Cesar Cid, seu ex-ajudante de ordens, segundo os investigadores.

Ainda conforme a publicação, o cadastro da conta de Bolsonaro ganhou uma alteração para um email de Marcelo Costa Camara, assessor especial do ex-gestor. “A alteração cadastral foi realizada a partir do mesmo endereço de IP utilizado para emitir o certificado de vacinação ideologicamente falso, com registro no Palácio do Planalto”, apontou a PF.

“Desta forma, é possível concluir que o acesso ao aplicativo ConecteSUS e as consequentes emissões de certificado de vacinação contra a Covid-19, nos dias 22 e 27 de dezembro de 2022, pelo usuário do ex-Presidente da República JAIR BOLSONARO foram realizados no Palácio do Planalto, local condizente com a atividade então exercida por JAIR MESSIAS BOLSONARO”, evidenciou a PF.

A corporação indica, portanto, que “tais condutas, contextualizadas com os elementos informativos apresentados, indicam que as inserções falsas podem ter sido realizadas com o objetivo de gerar vantagem indevida para o ex- Presidente da República, JAIR BOLSONARO relacionada a fatos e situações que necessitem de comprovante de vacinação contra a Covid-19. Conforme exposto, a própria alteração cadastral de e-mail da conta “GOV.BR” de JAIR BOLSONARO foi realizada no contexto das inserções falsas e gerações de certificados ideologicamente falsos”.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS