Segundo Roberta Santana, um dos objetivos é a construção de centros de referência para pessoas autistas.
Durante visita ao município de Feira de Santana na manhã desta segunda-feira (28), para participar da entrega de 30 novos leitos no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana informou que novos investimentos serão feitos para programas voltados para a saúde mental.
Segundo a gestora, um dos objetivos é a construção de centros de referência para pessoas autistas.
“Nós apresentamos há cerca de 30 dias para o governador Jerônimo, o nosso programa de saúde mental, e dentro da nossa expectativa, nós temos uma ação voltada para os autistas, que é a construção dos centros de referência, com recursos via SUS”, informou.
A secretária também citou sobre os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). De acordo com Roberta Santana, o governo do estado pode viabilizar as estruturas, os incentivos, mas é de responsabilidade dos municípios.
“A gente precisa mais uma vez que os municípios cumpram seus papéis, por exemplo, as residências terapêuticas, hoje a gente não tem mais do que falar sobre as políticas antimanicomial em hospitais psiquiátricos. Então o que a gente está fazendo hoje, é estruturando e dando condições, e o governo federal tem feito isso, fortemente para que os municípios se estruturem para atender, acolher estas pessoas que precisam. O governador já disse, são 20 CAPS previstos para serem construídos na Bahia, mas cada município vai precisar cuidar disso e dessas pessoas junto com a gente”, concluiu.