Bereu News |
Na tarde desta segunda-feira (18), durante uma Assembleia geral extraordinária virtual conduzida pelo SINTEST/BA, os servidores técnicos administrativos demonstraram sua unidade ao aprovar, por maioria, a paralisação das atividades administrativas com o fechamento dos portões no dia 19 de setembro, afetando os departamentos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esta ação foi convocada em um Dia de Luta pelo Fórum dos Técnicos das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) e realizada através da plataforma Google Meet.
O objetivo da categoria é pressionar por diversas demandas importantes, incluindo a liberação do processo de alteração da data das progressões para 1 de agosto, atualmente parado na Procuradoria Geral do Estado (PGE), a realização de um concurso público, a criação da carreira de 40 horas para os analistas universitários, um aumento no auxílio alimentação e a criação de abonos ou um aumento salarial para os técnicos. Além disso, eles buscam a criação de uma gratificação por produção técnica científica.
Antes de discutirem a pauta principal, a diretoria conduziu um momento de informes e avaliação da conjuntura. Com mais de 90 servidores presentes na assembleia, foram feitas falas importantes destacando a situação de precarização dos trabalhadores na universidade e a determinação dos técnicos em se mobilizar em defesa de seus direitos, exigindo valorização e respeito, além de mostrar ao governo a gravidade da situação que a categoria enfrenta.
Segundo o Fórum dos Técnicos das UEBA, em 30 de agosto, a Secretaria de Educação (SEC), Secretaria de Administração (Saeb) e a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) convocaram uma reunião com representantes dos técnicos. No entanto, até o momento, não houve resultados efetivos, apesar da sinalização de continuidade no diálogo.
Uma das demandas mais críticas diz respeito ao processo de alteração da data das progressões, que está parado na PGE desde julho. Isso pode prejudicar cerca de 900 servidores nas UEBA, impedindo a realização da progressão 2023 na carreira desses profissionais. De acordo com a instrução vigente, a lista final será publicada em 20 de setembro, o que pode causar prejuízos significativos aos servidores.
Os técnicos enfatizam que é hora de agir, pois o diálogo sem ação não atende às suas necessidades. Portanto, no dia 19 de setembro, a categoria se mobiliza em um Dia de Luta, demonstrando sua determinação em buscar soluções para suas reivindicações. As Ueba vão parar, e a luta continua!