Por Joab Vitorino Portal Bereu News / Estudantes registraram momento em que a Ronda Escolar da PM chegou à Uefs. Crédito: Divulgação |
Na última segunda-feira (9), estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que estão em greve desde a última sexta-feira (6), relataram terem sido surpreendidos por uma viatura da Ronda Escolar da Polícia Militar (PM) enquanto estavam reunidos na universidade. Os estudantes, que acreditaram estar sendo alvo de intimidação devido à greve, impediram a entrada dos policiais no campus. A PM alegou que estavam fazendo a Ronda Escolar, mas os alunos questionaram a ação, já que a escola não estava em funcionamento naquele horário.
Em resposta, a gestão da Uefs negou ter solicitado qualquer intervenção policial contra o movimento estudantil e solicitou esclarecimentos ao Comando da Polícia Militar. A PM afirmou que o patrulhamento ocorreu de acordo com as atividades de rotina da Ronda Escolar.
Alunos participaram da Assembleia Geral dos Estudantes, que deflagrou a greve na sexta-feira (6). Crédito: Comando de Mobilização (Comob) |
A greve dos estudantes da Uefs foi motivada pela falta de professores em diversos cursos de graduação, com um déficit estimado de cerca de 200 professores na universidade estadual. Os estudantes reivindicam a contratação dos professores aprovados em concursos, reajuste do programa de assistência estudantil, aumento do orçamento universitário e não retaliação por parte da Reitoria.
Alguns estudantes de cursos como Medicina, Odontologia, Direito, Engenharia Civil e Farmácia não aderiram à greve, alegando que as demandas já estavam sendo abordadas pelo Governo do Estado e criticando a organização da greve. Eles relataram hostilidades por parte dos grevistas e questionaram a legitimidade do movimento.
Bereu News