BEREU NEWS

Primeira mestre de obras da Bahia, Maria Xavier anuncia 1,5 mil vagas do ‘Marias na Construção’ para 2024



Após morar em casa de palha, Dona Maria viu seu mundo mudar ao entrar no ramo da construção civil

Maria do Amparo Xavier, a primeira mestre de obras da Bahia, transformou seu pioneirismo em legado. Hoje, ela comemora o anúncio de 1,5 mil vagas do projeto “Marias na Construção” para 2024. Nesta sexta-feira (1º), ela participou do painel “Mulheres na Obra”, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, durante o Scream Festival.

Depois do painel, ela conversou com o Aratu On sobre o projeto. “Vamos abrir 1.500 vagas, em vários cursos da construção civil. As mulheres precisam se inscrever”, falou. “A partir do momento em que elas se inscrevem, automaticamente a matrícula ja cai no Senai [empresa parceira do Marias na Construção]”, acrescentou, pontuando que os cursos acontecerão de manhã, de tarde e de noite. “Vai ter curso dede almoxarifado ao acabamento de cerâmica”, completou.

Demonstrando entusiasmo, Maria Xavier disse o projeto é uma ótima oportunidade principalmente para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, desempregadas há muito tempo, com filhos e/ou passando por dificuldades. “O curso é justamente para ter essa oportunidade de colocar essas mulheres no mercado da construção civil. Elas saem prontas, sem precisar comprovação de carteira de trabalho”, garantiu.

Dona Maria contou que teve um passado de pobreza, mas viu seu mundo mudar ao entrar na construção civil. “Eu morava em casa de palha e quando conheci uma casa toda fechada, veio a curiosidade de entender como era que fechava, e daí foi que entrei pra varrer um canteiro… e dessa obra aprendi todas as profissões”, lembrou. “Depois fiz escola técnica, vários cursos… Sou pedreira, carpinteira, soldadora, funileira. Severina!”, completou, aos risos.

Além de Dona Maria, o painel contou com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador., Mila Paes e a engenheira civil Patrícia Evangelista (Senai), na área há 30 anos. A mediação foi da arquiteta Juliana Anjos, da Conder.


MARIAS NA CONSTRUÇÃO

O Marias na Construção faz parte do eixo capacitação e empregabilidade da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia), que ofertará a qualificação profissional. Além da parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), trazendo informações técnicas acerca de construções seguras no município, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia), oferecendo conhecimento sobre empreendedorismo, acesso à crédito e mais, assim como a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), que garantirá a inserção no mercado de trabalho, para as alunas que mais se destacarem durante o curso.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS

Publicidade 3