Lula falou sobre “cuidar da educação com mais carinho” para “melhorar o salário” e se comprometeu a fazer um reajuste do piso mínimo todos os anos.
Durante o lançamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em Fortaleza (CE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu que o salário dos professores no Brasil “é pequeno”. A fala ocorreu nesta sexta-feira (19).
“Outra coisa que temos que resolver é que o salário de professor é pequeno, às vezes a gente não pode pagar, mas a verdade é que a função de professor nesse país é muito nobre. Professor ganha um salário que, às vezes, não dá para dar para os filhos comerem, porque o piso ainda é baixo, mas estamos tentando recuperar a economia do país”, afirmou o chefe do Executivo.
No discurso, o presidente ainda citou a necessidade de dar chances e atribuiu a ideia do instituto no Nordeste a uma conversa com o ministro da Defesa, José Múcio. “Falamos: por que não levar o ITA ao Ceará? Quero que o Nordeste tenha a mesma oportunidade dos estados mais ricos desse país”, reforçou.
O chefe do Executivo anunciou o lançamento de mais 100 institutos federais de educação ao longo de seu mandato e disse querer “exportar conhecimento, inteligência brasileira”. Sem citar outros governantes, Lula afirmou que “para fazer um bom governo, só preciso ser melhor do que eu mesmo”.