BEREU NEWS

MISERICÓRDIA: Bebê é descartado em local irregular na Bahia horas após parto em maternidade

Após estratégias de socorro, o bebê teria sido descartado em um lixo de uma unidade de saúde  |   Bnews - Divulgação Prefeitura Municipal/Divulgação

Um parto deixou questionamentos após ser realizado na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade, situado na cidade de Santo Amaro, na Bahia. Após dar à luz ao seu bebê, uma mulher tomou conhecimento, momentos depois, que o corpo da criança havia desaparecido, entre os dias 18 e 19 de janeiro deste ano.

Tudo começou quando, depois do parto, a criança, que não teve a identidade revelada, e nasceu com 1.260 gramas e graves dificuldades respiratórias por causa da precocidade do parto, precisou ir para maternidade de alto risco.

Após cinco horas de estabilização e ressuscitação, segundo informado pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao portal, o recém-nascido morreu, por volta de 15h40 da última quinta-feira (18). 


Tragédia

Após acionado, o serviço funeral informou que o corpo seria liberado no dia seguinte, porém um "lamentável equívoco" resultou no "descarte acidental do corpo", ainda conforme divulgado pela gestão da cidade baiana à reportagem. Informações iniciais indicam que a criança teria sido jogada em um lixo no hospital.

Após uma força-tarefa, o corpo do bebê foi recuperado. "Em virtude disso, esclarecemos que providências legais estão sendo tomadas, incluindo o afastamento temporário do quadro de profissionais envolvidos e a instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades", diz um trecho da nota enviada. 

A prefeitura pontuou ainda que presta o apoio à família da vítima. Procurada pela reportagem, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) sinalizou que a corporação não foi acionada.

“Conforme informações da Unidade Policial responsável pelo policiamento na área em comento, a polícia militar não foi acionada”, afirmou por meio de nota. 


Confira a nota na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Santo Amaro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os eventos ocorridos nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024, na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade.

A parturiente, cujo nome será preservado, deu entrada no dia 18, em estágio avançado de trabalho de parto prematuro, com 29 semanas de gestação, sendo acolhida pela equipe de emergência. O bebê nasceu de parto normal, mas com 1.260 gramas e enfrentando graves dificuldades respiratórias devido à precocidade do parto.

A Secretaria de Saúde, por meio do Hospital, seu corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do RN, contando, inclusive, com o apoio de ambulância avançada do Samu-192 Metropolitano e  do GRAER – Grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia - para garantir a remoção em tempo ágil e oportuno para maternidade de alto risco, tudo acompanhado e cientificado à genitora. 

Mas, apesar disso e de 5 horas de investimento em estabilização e ressuscitação, o recém-nascido veio a óbito, às 15h40. 

Constatado o falecimento, a equipe multidisciplinar ofereceu, dentro dos trâmites legais e formais, apoio à família, sobretudo à mãe do RN. O serviço funeral foi acionado, informando que o corpo seria liberado no primeiro horário do dia seguinte. No entanto, houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo.

Porém, em uma rápida apuração, montou-se uma força-tarefa e o corpo do RN foi recuperado. 

Em virtude disso, esclarecemos que providências legais estão sendo tomadas, incluindo o afastamento temporário do quadro de profissionais envolvidos e a instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades.

Reiteramos, portanto, nosso compromisso com a transparência e seguimos empenhados em prestar todo apoio necessário à família neste momento tão difícil. 

Atenciosamente,

Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro"

BNews

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS

Publicidade 3