BEREU NEWS

Projeto que prevê fim da 'saidinha' de presos será analisado no Senado


Texto será estudado pela Comissão de Segurança Pública, e tem relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP)

No retorno das atividades legislativas no Congresso Nacional, o Senado já coloca em pauta na próxima terça-feira, 6, um projeto de lei que prevê o fim da possibilidade da saída temporária de presos, popularmente chamada de “saidinha”. 

O texto, que será analisado pela Comissão de Segurança Pública (CSP), foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2022, por 311 votos a favor e 98 contra. A proposta está parada desde março do ano passado no colegiado. 

Atualmente, a legislação permite o benefício da “saidinha” a presos do regime semiaberto que já tenham cumprido o mínimo de um sexto da pena, se for primário, e um quarto, se for reincidente. A medida é analisada como uma forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional.

A relatoria da proposta no colegiado é do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O parlamentar apresentou dois relatórios favoráveis ao projeto, mas nenhum deles entrou em votação na Comissão. 

Segundo a agenda da comissão, a previsão é que uma nova versão do relatório, exposta em outubro, seja apresentada e lida pelo senador na terça.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS

Publicidade 3