Criador do famoso personagem do desenho brasileiro “O Menino Maluquinho” e da “Turma do Pererê”, o desenhista e escritor Ziraldo morreu neste sábado (06), aos 91 anos. Segundo a família, ele faleceu às 15h, de forma natural, quando estava dormindo em seu apartamento localizado no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Ziraldo não era apenas um apelido, sendo também seu nome de batismo: Ziraldo Alves Pinto. Ele nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG). O nome é uma combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). O desenhista era o mais velho dos sete irmãos da família e passou toda infância e terras mineiras.
No ano de 1939, com apenas seis anos de idade, seu primeiro desenho foi publicado no jornal “A Folha de Minas”. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo e tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio. Antes de começar nos desenhos infantis, Ziraldo já havia trabalhado no “Jornal do Brasil” e em “O Cruzeiro”, publicando publicou charges políticas e cartuns.
Nos anos 60, Ziraldo criou a “Turma do Pererê”, que era composto pelos personagens do Folclore Brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja. Essa foi a primeira revista brasileira do gênero infantil feita por um único autor. Durante o regime militar, ele se juntou a outros humoristas para fundar a revista “O Pasquim”.
Mas seu maior sucesso só foi criado em 1980, quando nasceu “O Menino Maluquinho”, sendo considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro na história. A família de Ziraldo não informou sobre o velório e sepultamento do desenhista e escritor.