Os Municípios que tiverem alto quantitativo de doses próximas do vencimento devem ampliar o público da vacina contra a dengue. A orientação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 18 de abril, com a justificativa de que esta é uma uma estratégia temporária para aplicação das vacinas da dengue que estão próximas ao vencimento.
A decisão aconteceu durante reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), na quarta-feira, 17. De acordo com a pasta, foi definido que os Municípios que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer em 30 de abril poderão ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos. As doses próximas ao vencimento fazem parte do quantitativo de imunizantes doados ao Brasil em fevereiro.
Caso os Municípios permaneçam com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos. Essa medida só deverá ser adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante.
O Ministério da Saúde reforça que a orientação tem caráter excepcional para otimizar a aplicação do imunizante.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que, apesar do número de doses insuficientes disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para vacinar a população, o Municípios devem estar atentos que a orientação se limita às doses com vencimento em 30 de abril, e recomenda a busca ativa dos pacientes, se necessário, para não haver perda de dose.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério da Saúde