BEREU NEWS

Saiba como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional na Bahia

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional já acontecem nesta terça-feira (9); Salvador tem dois postos

O sistema de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) - que vai substituir o Registro Geral (RG) - acessar o site do governo. Dois postos de emissão da nova CIN foram inaugurados em Salvador. O valor investido no novo sistema foi R$ 8,6 milhões.

Na capital baiana, a CIN pode ser retirada gratuitamente por todos os cidadãos nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, inaugurou os pontos nesta manhã. Para receber o novo documento, o indivíduo deve acessar o portal online ou pelo aplicativo do GOV.

No entanto, segundo a Ascom Saeb, o atual RG não precisará ser inutilizado imediatamente. O prazo para a substituição oficial para a Carteira Nacional de Identidade é 2032.


Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional ocorrerá de forma gradativa na Bahia

Atualmente, Salvador é a única cidade no estado a estar apta a emitir o novo documento. No restante do país, o novo sistema já foi adotado em quase todos os estados, cumprindo o prazo de até 11 de janeiro de 2024 para emitir o documento.

Para a aplicação do novo sistema, que tem contrato de 5 anos de vigência, foram investidos R$ 8,6 milhões. O contrato ainda inclui a prestação de serviços e inclui implantação, configuração, migração de sistema além de treinamento de funcionários.

O uso da Carteira Nacional de Identidade é obrigatório, e tem como objetivo unificar o sistema de identificação de todos os cidadãos brasileiros.

O documento também conta com QR Code identificando o dono do documento e código MRZ - o mesmo usado nos passaportes. A presença do QR Code facilita a unificação de dados como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar. Informações médicas também poderão ser facilmente acessadas, como o tipos sanguíneos e nos casos de pessoas com deficiências visual ou auditiva, além de pessoas autistas.

O objetivo da CNI é reduzir o risco de falsificações, além de facilitar a locomoção de brasileiros em países pertencentes ao Mercosul.


Quais documentos são necessários para emitir a CNI?

Além do cadastro no portal online do governo, para retirar o documento é necessário que o cidadão ou cidadã apresente a certidão de nascimento ou de casamento. Esses documentos podem estar tanto na versão física quanto na digital.

Início da emissão das novas Carteiras de Identidade é prorrogado na BA. Foto: Reprodução/Governo do Brasil

De acordo com a agência de comunicação do Governo, até esse momento foram registrados 2.112 agendamentos que aguardam atendimento. Desse número, 1.233 são do SAC Salvador e 879 no SAC em Pituaçu.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2