BEREU NEWS

Governo da Bahia pretendia construir colégio em Canabrava com terreno devido pelo Vitória



Um colégio estadual seria construído às margens da Avenida Mário Sérgio, no bairro de Canabrava, em Salvador, com o terreno de 2.000 m² que deveria ter sido doado pelo Esporte Clube Vitória como parte da quitação de uma dívida com o Governo da Bahia.

A informação consta no Convênio nº 07/2009 firmado entre o clube, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), no dia 18 de setembro de 2009 — que virou alvo de uma investigação do Ministério Publico do Bahia (MP-BA).

O BNews teve acesso aos documentos da parceria, que previa uma série de investimentos — R$ 11.680.627,29 no total — no Complexo Esportivo Benedito Dourado da Luz (Toca do Leão) e iria beneficiar os moradores do bairro de Canabrava.

Uma das cláusulas do contrato apontava que o terreno doado como contrapartida para o investimentos dos R$ 4.189.343,29 que ficaram a cargo da Sedur, previa que área seria utilizada para a construção do colégio.


“Emitir um documento de avaliação técnica sobre a área de 2.000 m², a ser doada para construção de escola pública, ao Estado da Bahia pelo Esporte Clube Vitória”, dizia um trecho do convênio.

 

Trecho retirado do Convênio nº 07/2009 firmado entre Vitória, Sedur e Sudesb

Fontes ligadas ao Governo da Bahia informaram ao BNews que o projeto foi engavetado, mas nada impede dele ainda sair do papel após o repasse. Vale lembrar que no final do ano passado, o presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a construção de um colégio estadual no Barradão.

No entanto, ainda não se sabe se o aceno possui relação com a dívida que o clube possui com o Governo da Bahia.


Outros acertos

O convênio ainda previa uma série de iniciativas que ficaram inviabilizadas devido ao não repasse do terreno. Uma das cláusulas do acordo ainda estima que, após o término das obras, seria implantado um núcleo de iniciação esportiva em futebol para, no mínimo, 200 pessoas durante quatro anos, sob a orientação pedagógica da Sudesb.

A pasta também cuidaria da implementação de uma "Escola de Iniciação Esportiva", oferecendo diversas modalidades como: futebol de campo, futebol de salão, basquete, vôlei e handball, para, ao menos, 2.400 pessoas, pelo período de quatro anos.

De acordo com o convênio, o Governo da Bahia também iria fornecer fardamento, professores/monitores e material esportivo para as atividades em ambos os projetos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2