Lula pode decidir sobre sucessão de Lira na Câmara dos Deputados


Na avaliação de parlamentares, será o apoio de Lula, e não o de Lira, que vai acabar definindo quem sairá vencedor da eleição na Câmara

Os principais candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) para o comando da Câmara dos Deputados avaliaram que o processo está cada vez menos no controle do atual presidente da Casa e cada vez mais nas mãos de Lula.

Conforme apuração da coluna Igor Gadelha do Metrópoles, na avaliação dos parlamentares, será o apoio de Lula, e não o de Lira, que vai acabar definindo quem sairá vencedor da eleição na Câmara, marcada para o dia 3 de fevereiro de 2025.

Uma sinalização de preferência de Lula levará o PT e outros partidos governistas a apoiarem o preferido do Palácio do Planalto, fazendo a balança pender para ele.

Hoje, o favorito de Lira hoje é o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele assumiu o protagonismo na disputa após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente nacional de seu partido.

Os outros dois candidatos mais bem cotados são Elmar Nascimento (União-BA), que foi preterido por Lira em prol de Motta, e Antonio Brito (PSD-BA), nome apoiado por Gilberto Kassab para a presidência da Câmara.

Além de preferir um deputado mais próximo ao governo, parlamentares indicaram ainda que Lula levará as eleições de 2026 em conta ao tratar sobre a disputa pelo comando da Câmara em fevereiro.

A expectativa é que apesar de não querer entrar em conflito com Lira, Lula pode aproveitar as candidaturas do União Brasil e do PSD para tentar angariar o apoio dos partidos para sua reeleição em 2026.

O União, por exemplo, tem sinalizado que pode lançar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, na disputa. Já Kassab defende apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele seja candidato.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem