Trump critica Brics e ameaça tarifas de 100%: Brasil e Itamaraty permanecem em silêncio

Por Joab Vitorino Portal Bereu News / Foto reprodução


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente os países do Brics neste sábado (30), exigindo que o bloco - formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - não desenvolva ou adote uma moeda que substitua o dólar em transações comerciais. Em publicação na Truth Social, sua própria rede social, Trump ameaçou impor tarifas de 100% sobre as transações comerciais desses países com os Estados Unidos.  

Desde janeiro deste ano, o Brics ampliou sua composição para dez membros, incluindo novos integrantes como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. O bloco, que reúne economias emergentes, busca ampliar sua influência global e discutir alternativas ao sistema financeiro internacional centrado no dólar americano.  


Na publicação, Trump declarou:  

"Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano. Caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana. Eles podem procurar outro 'otário'." 


O Brasil, que ocupa a presidência rotativa do Brics em 2024 e 2025, não se manifestou sobre o caso. Uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no bloco é a adoção de pagamentos em moedas locais, reduzindo a dependência do dólar. Lula defendeu essa pauta abertamente em outubro, durante uma reunião do Brics na Rússia.  

Até o momento, nem o presidente brasileiro nem o Ministério de Relações Exteriores emitiram declarações sobre as críticas e ameaças de Trump.  

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem