Por Joab Vitorino Portal Bereu News / Foto reprodução |
Na manhã desta sexa-feira (7/02), uma operação integrada do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) cumpriu oito mandados de busca e apreensão em seis municípios baianos, incluindo Conceição do Jacuípe. A ação faz parte da "Operação Aliança Letal", que investiga quatro policiais militares e um guarda municipal pelo homicídio de Fernando Francisco dos Santos, ocorrido em maio de 2023.
Veja também: Prefeita Tânia Yoshida anuncia cancelamento do Concurso Público de Conceição do Jacuípe
Os alvos da operação foram endereços residenciais e profissionais dos investigados em Conceição do Jacuípe, Esplanada, Santo Antônio de Jesus, Governador Mangabeira e Feira de Santana. Durante a operação, foram apreendidas armas, munições, celulares e outros materiais de interesse para as investigações.
Segundo as investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Fernando Francisco dos Santos, suspeito de envolvimento em atividades criminosas na região, teria sido rendido e executado sumariamente pelos investigados. Essa versão diverge da apresentada pelos agentes de segurança, que alegaram confronto armado.
Veja mais: Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração em Conceição do Jacuípe
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em unidades da Cipe Litoral Norte, Rondesp Recôncavo e na Guarda Municipal de Conceição do Jacuípe. As diligências realizadas contribuirão para a conclusão das apurações e eventual responsabilização criminal dos envolvidos. O MPBA segue acompanhando o caso e reforça o compromisso com a transparência e o rigor na elucidação dos fatos.