Por Joab Vitorino / Informações Polícia Federal |
A Polícia Federal deflagrou entre os dias 8 e 17 de abril a Operação Carcará II, com o objetivo de combater o plantio e a oferta de maconha na região norte da Bahia. A ação contou com apoio aéreo e operacional do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER), da Companhia Independente de Policiamento Especializado na Caatinga (CIPE-Caatinga) e do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM).
Você viu? Arraiá do Berimbau 2025: Prefeita Tânia Yoshida anuncia mais cinco grandes atrações para o São João
Desde o início do ano, as forças de segurança localizaram e destruíram oito roças de maconha, totalizando cerca de 132 mil pés da planta erradicados, além da destruição de 3 mil mudas. As plantações foram encontradas nos municípios de Abaré, Umburanas, Filadélfia, Campo Formoso e Curaçá, na Bahia, e também em Dom Inocêncio, no Piauí.
Durante as ações, três pessoas foram presas em flagrante. Segundo a Polícia Federal, o ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto, e as ações de erradicação são estrategicamente realizadas próximas ao período da colheita, evitando que a droga chegue ao mercado.
A persistência dessas operações tem como efeito direto a redução da oferta de maconha em pontos de venda na Bahia e em outros estados do Nordeste, impactando diretamente o tráfico e ajudando a conter a violência associada ao crime organizado.
A Polícia Federal reforça que seguirá atuando firmemente no combate ao narcotráfico, com operações contínuas e integradas com outras forças de segurança.