PF deflagra operação contra fraudes em licitações na Prefeitura de Camaçari

Por Joab Vitorino - Bereu News / Polícia Federal

Mandados foram cumpridos em Salvador e Camaçari; prejuízo aos cofres públicos pode passar de R\$ 1,4 milhão

Na manhã desta quarta-feira (07/05), a Polícia Federal deflagrou a Operação Virulência com foco no combate a fraudes em processos licitatórios envolvendo a Prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

As investigações apontam irregularidades em contratos firmados durante o enfrentamento à pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Segundo a PF, houve dispensa de licitação para reforma de uma unidade de saúde com implantação de hospital de campanha, além da contratação de profissionais da área e fornecimento de insumos médicos.

Conforme apurado, propostas fraudulentas foram apresentadas por duas entidades, beneficiando uma terceira, que ficou responsável pela execução das reformas e serviços médico-hospitalares. No entanto, os serviços foram realizados por empresas terceirizadas, indicando montagem no processo licitatório.

O montante contratado e pago à entidade ultrapassa R\$ 5,6 milhões, com superfaturamento identificado de aproximadamente R\$ 1,4 milhão, equivalente a 26% do valor total.

A operação contou com a participação de 29 policiais federais, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, totalizando cerca de R\$ 2,1 milhões bloqueados. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal e cumpridos em Salvador (6) e Camaçari (1).

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e organização criminosa.


Foram apreendidos 60 mil euros; 3 relógios; uma obra de arte e 5 veículos (Porche Taycan, um Porsche Macan, uma Land Rover Defender, uma Range Rover Sport e um Corolla).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem