![]() |
Por Joab Vitorino - Bereu News / Polícia Federal |
Mandados foram cumpridos em Salvador e Camaçari; prejuízo aos cofres públicos pode passar de R\$ 1,4 milhão
Na manhã desta quarta-feira (07/05), a Polícia Federal deflagrou a Operação Virulência com foco no combate a fraudes em processos licitatórios envolvendo a Prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
As investigações apontam irregularidades em contratos firmados durante o enfrentamento à pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Segundo a PF, houve dispensa de licitação para reforma de uma unidade de saúde com implantação de hospital de campanha, além da contratação de profissionais da área e fornecimento de insumos médicos.
Conforme apurado, propostas fraudulentas foram apresentadas por duas entidades, beneficiando uma terceira, que ficou responsável pela execução das reformas e serviços médico-hospitalares. No entanto, os serviços foram realizados por empresas terceirizadas, indicando montagem no processo licitatório.
O montante contratado e pago à entidade ultrapassa R\$ 5,6 milhões, com superfaturamento identificado de aproximadamente R\$ 1,4 milhão, equivalente a 26% do valor total.
A operação contou com a participação de 29 policiais federais, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, totalizando cerca de R\$ 2,1 milhões bloqueados. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal e cumpridos em Salvador (6) e Camaçari (1).
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e organização criminosa.