Polícia Federal desarticula esquema de tráfico internacional de animais em Juazeiro, no norte da Bahia

Por Joab Vitorino - Bereu News / Fotos e informações Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta quarta-feira (7/5), a Operação Além Mar, com o objetivo de combater o tráfico internacional de animais silvestres no norte da Bahia. A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em um imóvel localizado na cidade de Juazeiro, que funcionava como centro de distribuição ilegal de animais.


A investigação teve início após a apreensão, no dia 12 de fevereiro deste ano, de 17 micos-leões-dourados e 12 araras-azuis-de-lear — espécies brasileiras ameaçadas de extinção — a bordo de uma embarcação brasileira, durante uma inspeção realizada pela Guarda Costeira da República Togolesa. A embarcação partiu do Brasil com destino ao Benin, na África, e transportava os animais com licenças CITES falsas, supostamente emitidas pela Guiana.



Na ocasião, os tripulantes foram presos em flagrante por crime ambiental. Os animais resgatados foram repatriados ao Brasil por meio de uma operação conjunta entre o Ibama e a Polícia Federal, e encaminhados a centros de reabilitação nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.


Durante o cumprimento dos mandados em Juazeiro nesta quarta-feira, os agentes encontraram aves e primatas mantidos em condições degradantes, confinados em pequenos espaços e sem os cuidados necessários.


Os investigados poderão responder por crimes de tráfico internacional de animais silvestres, maus-tratos a animais e organização criminosa**. As penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos na rede criminosa.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem