Por Joab Vitorino - Bereu News |
A cantora Silvânia Aquino, uma das vocalistas da tradicional banda de forró Calcinha Preta, foi alvo de críticas nas redes sociais após protagonizar uma gafe durante um show realizado na última sexta-feira (27), no município de Carpina, Zona da Mata de Pernambuco.
Saiba mais: Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em benefícios previdenciários no norte da Bahia
Durante a apresentação, um fã jogou ao palco uma bandeira do estado de Pernambuco. Ao pegá-la, Silvânia, acompanhada do também vocalista Bell Oliver, inicialmente segurou o símbolo de forma invertida. Alertada pelo público, ela corrigiu a posição, mas acabou confundindo o item com a bandeira de um time de futebol.
“Eu não sei, porque eu sou corintiana. Eu não sei pegar nisso aqui, não”, disse a cantora, demonstrando confusão. Bell tentou explicar a situação no ouvido da colega, que, ainda sem entender, completou: “É a bandeira de Pernambuco? Quais os times de Pernambuco? Não sei, sou corintiana”, insistiu.
Acompanhe aqui: Homem é encontrado morto com marcas de tiros em área rural de Coração de Maria
Apesar das vaias e reações do público, a cantora continuou a apresentação e chegou a perguntar aos presentes se estava errada. A situação só foi contornada com a entrada de O’hara Ravick, também vocalista do grupo e natural de Pernambuco, que assumiu o momento. “É de Pernambuco, gente”, declarou ao beijar a bandeira antes de devolvê-la ao público. “Com muito orgulho”, completou.
Silvânia tentou amenizar a repercussão ainda durante o show. “Pernambuco, eu só gosto de vocês. Eu gosto de vocês. Time, eu sou Corinthians, sou Timão. Do povo, eu gosto. Do povo, eu gosto”, afirmou, entregando a bandeira para a colega.
Nas redes sociais, o episódio gerou grande repercussão negativa. Internautas acusaram a cantora de falta de sensibilidade e desconhecimento cultural. “Faltou noção. O mínimo seria saber identificar a bandeira do estado onde vai se apresentar. Isso demonstra respeito pelo público e pela cultura local”, disse um comentário. Outro destacou: “Chega doeu no meu coração a forma como você pegou e falou sobre a nossa bandeira. Bandeira que o povo pernambucano carrega com orgulho por onde for.”
O episódio reacendeu discussões sobre o respeito às identidades regionais e o preparo de artistas para se apresentar em diferentes estados do Brasil.