![]() |
Imagens: Caio Brito / ASCOM HEC |
No mês do Agosto Dourado, o Hospital Estadual da Criança (HEC) reforça a importância do aleitamento materno e da doação de leite. Na unidade, localizada em Feira de Santana, o Banco de Leite tem papel fundamental na orientação das mães e no recebimento das doações que são distribuídas para bebês prematuros internados na UTI.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Wanessa Ribeiro, o leite materno é fundamental para o desenvolvimento infantil. “Ele fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de infecções e reduz riscos de doenças como diabetes, obesidade e alergias. Mas a amamentação nem sempre é simples: muitas mulheres enfrentam dor, fissuras, pega incorreta ou produção insuficiente de leite”, explica.
Para superar essas dificuldades, o Banco de Leite do HEC oferece atendimento gratuito, orientações práticas e acolhimento. “Estamos no Agosto Dourado, mês de valorização da amamentação. Mais do que nutrir, amamentar é um ato de vínculo e cuidado, com benefícios para toda a vida. Nosso trabalho é orientar, apoiar e incentivar esse gesto tão importante”, reforça Wanessa.
Além do suporte às mães, o Banco de Leite atua com a captação de doações, fundamentais para recém-nascidos que não podem ser amamentados pelas próprias mães. “Quando a mãe não consegue amamentar, o leite doado é decisivo para a recuperação e desenvolvimento saudável do bebê”, completa a coordenadora.
As mulheres que desejam receber apoio ou se tornar doadoras podem entrar em contato com o Banco de Leite do HEC pelo telefone (71) 3602-0630 ou WhatsApp (75) 99164-0217. O atendimento ocorre em todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados, das 7h às 19h.
O HEC é uma unidade 100% SUS da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, gerida há mais de uma década pela Liga Álvaro Bahia.
Imagens: Caio Brito / ASCOM HEC