Segurança Pública da Bahia passará por grande reestruturação; governador assina quatro novos projetos

Por Joab Vitorino - Bereu News / Foto reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, na noite desta segunda-feira (11), quatro projetos de lei que visam promover uma ampla reestruturação das forças de segurança pública da Bahia. A solenidade ocorreu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

As propostas incluem a criação de novas unidades operacionais da Polícia Civil e Militar, novos cargos, reorganização territorial e adequações administrativas para ampliar a capacidade de atuação da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os projetos seguem para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em regime de urgência.


Segundo Jerônimo, a medida é parte da estratégia de enfrentamento ao crime organizado no estado. “Entre as ações, estamos ampliando de 1.200 para 1.800 as vagas para policiais da reserva, com tempo de atuação estendido de quatro para seis anos, e criando o cargo de adjunto para dividir responsabilidades com o delegado-geral, fortalecendo a Polícia Civil, especialmente no interior”, explicou.

A reorganização também contempla a criação de três novos comandos regionais da Polícia Militar, localizados em Jequié, Irecê e Alagoinhas. A medida busca aliviar a sobrecarga de outras regiões, como Vitória da Conquista e o Litoral Norte.


Polícia Militar

Na PMBA, a reestruturação prevê:

  •  25 novas unidades, incluindo três novos comandos regionais;
  •  13 novos batalhões em cidades estratégicas, como Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Valença, Jacobina e dois em Salvador (Nordeste de Amaralina e Itapuã);
  •  6 novas Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM);
  •  Extinção de nove unidades e 19 cargos;
  •  Criação de 473 cargos de chefia e coordenação.

O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, destacou que a medida fortalece o contato da corporação com a população. “É um momento de alegria, pois o governador atendeu a uma demanda antiga, dividindo e redimensionando áreas, aproximando ainda mais a polícia da sociedade.”


Polícia Civil

Já na PCBA, as novidades incluem:

  •  Criação do cargo de delegado-geral adjunto de operações;
  •  Criação de cinco novas Diretorias Regionais do Interior, contemplando regiões como Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro.

Para o delegado-geral da PCBA, André Viana, a medida representa avanço no combate ao crime. “Agora teremos mais diretores com responsabilidade mais próxima da realidade local. Somente este ano já realizamos cerca de 250 operações, e esse número tende a crescer.”


Outros investimentos

Além da reestruturação, Jerônimo Rodrigues entregou, na manhã de segunda-feira (11), 118 novos veículos para reforçar as Polícias Militar e Civil. No total, o investimento em segurança pública, segundo o governo, chega a R\$ 670 milhões.

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que as ações fortalecem a integração das forças policiais. “São medidas para melhorar a eficiência e garantir mais segurança à população baiana.”

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem