Governo estuda reduzir aulas práticas da CNH de 20 para 2 horas


Além das aulas práticas, atualmente é preciso fazer 45 horas de aulas teóricas

O Ministério dos Transportes avalia reduzir para apenas duas horas-aula práticas a exigência mínima para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como alternativa à proposta do ministro Renan Filho de eliminar completamente a obrigatoriedade das aulas. Atualmente, a CNH para veículos de passeio exige 45 horas teóricas e 20 práticas, mesma carga de aulas práticas exigida para motocicletas.

A mudança, ainda em estudo, não dispensaria a aprovação nas provas teóricas e práticas, que continuariam obrigatórias. Segundo informações do ministério, a intenção é reduzir custos e o tempo necessário para tirar a CNH, atualmente estimados em cerca de R$ 5 mil e até nove meses. Além disso, tornar o processo mais acessível para a população.

Conforme levantamento da pasta, 54% dos brasileiros com CPF que adquiriram motocicletas não têm habilitação, cerca de 20 milhões de pessoas. Para facilitar a preparação, o governo estuda oferecer aulas gratuitas on-line e em escolas públicas, além de permitir que candidatos escolham entre Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou instrutores autônomos credenciados, que poderão utilizar o próprio veículo do aluno, devidamente identificado.

Todos os instrutores deverão ter certificação emitida pelo Ministério dos Transportes ou pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). O ministro Renan Filho afirmou que a proposta deve entrar em vigor ainda este ano, por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sem necessidade de aprovação pelo Congresso.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
BEREU NEWS
BEREU NEWS