BEREU NEWS

Entenda planejamento do Governo do Estado para atender baianos contaminados pelo coronavírus

[Entenda planejamento do Governo do Estado para atender baianos contaminados pelo coronavírus]

Com o crescimento do número de casos do coronavírus, o Governo do Estado está se preparando para que todos recebam o atendimento adequado - seja em casos de Covid-19, seja para o tratamento de outras doenças.
Em Salvador, o Instituto Couto Maia e o Hospital Geral Ernesto Simões já estão atendendo exclusivamente os casos de coronavírus. O Couto Maia atende exclusivamente pacientes com diagnostico suspeito desde a última segunda (23).
A unidade dispõe de 132 leitos, dos quais 80 são clínicos e 52 de UTI. Este número será ampliado. Além disso, a instituição poderá disponibilizar outros 100 leitos de UTI em seu estacionamento. Vale salientar que a unidade não funciona de portas abertas, e que os paciente são encaminhados, pela regulação, pelo Samu ou pelo Corpo de Bombeiros.
Já o Ernesto Simões Filho possui 110 leitos clínicos e 54 de UTI. A unidade conta também com a possibilidade de ampliação de mais 38 leitos de UTI, aumentando a disponibilidade para 92 leitos. O hospital não atenderá casos de urgência e emergência, apenas pacientes regulados, que tenham testado positivo paro o Covid-19.
No hospital do Subúrbio, por sua vez, 55 leitos foram dedicados exclusivamente ao covid-19. Outros 100 leitos podem ser montados em uma tenda no estacionamento. Assim como acontece com Couto Maia, o recebimento dos pacientes de Covid-19 acontecerá mediante regulação do Samu, Corpo de Bombeiros ou Central Estadual de Regulação.
Reaberturas
Os hospitais Espanhol e Santa Clara, que estavam fechados, foram solicitados à justiça e o Estado obteve a autorização para que estas unidade pudessem ser colocadas a disposição da população. O Espanhol contará com 160 leitos, sendo 80 leitos clínicos e 80 UTIs para o atendimento aos pacientes do coronavírus.
Já o Santa Clara vai contar com 59 leitos clínicos. A unidade receberá apenas pacientes com suspeita para Covid-19. Lá, eles serão recebidos, farão os testes e aguardarão o resultado dos diagnósticos antes de serem encaminhados para outras unidades, como o Couto Maia ou o Ernesto Simões.
Outras opções
O Hospital Geral Roberto Santos vai implantar 160 novos leitos para dar suporte à parte da rede que não está atendendo aos pacientes de coronavírus. São 100 no ambulatório e mais 60 no andar intermediário, que era destinado à parte administrativa e foi reformado para ser clínica de hemodiálise, mas que servirá, neste momento, para leitos clínicos. A unidade também vai receber os pacientes mediante regulação do Samu, Corpo de Bombeiros ou Central Estadual de Regulação.
Na capital baiana, a Arena Fonte Nova é outra das opções do Governo do Estado para a montagem de uma tenda com mais 100 leitos clínicos, dedicados ao coronavírus. Os pacientes deverão ser encaminhados para a Arena Fonte Nova por meio da regulação da Sesab.
O Centro de Treinamento Osório Villa Boas - O Fazendão -, que pertence ao Esporte Clube Bahia, está com 44 leitos clínicos prontos para receber pacientes de baixa complexidade, que não estejam contaminados com o coronavírus. A ocupação dos leitos será feita por meio da Central Estadual de Regulação.
Interior
No interior do estado, 16 novas UPAs que não estavam em funcionamento vão receber pessoas que estão com sintomas da doença. A ideia é que as unidades de Pronto Atendimento façam a classificação, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e façam a regulação para unidades de referência secundária ou terciária.
Os equipamentos em análise nos seguintes municípios: Alagoinhas, Araci, Brumado, Catu, Conceição do Coité, Gandu, Lauro de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Itacaré, Jaguaquara, Morro do Chapéu, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Tucano e Valença.
O Hospital Metropolitano, construído em Lauro de Freitas e que tem previsão de ser inaugurado nas próximas semanas, será um reforço para o atendimento dos baianos, oferecendo 100 leitos clínicos dedicados ao coronavírus. Na unidade todos os pacientes serão regulados pela Central Estadual de Regulação.
Também em Lauro de Freitas, o Governo do Estado abrirá 100 novos leitos no antigo Hotel Riverside nos próximos dias. A unidade atenderá pacientes de baixa complexidade, que não estejam contaminados com o coronavírus. A ocupação dos leitos será feita por meio da Central Estadual de Regulação.
Em Feira de Santana, o Hospital Geral Clériston Andrade 2, possui 40 leitos de UTI ainda não inaugurados que serão dedicados ao coronavírus. O recebimento dos pacientes de Covid-19 será mediante regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS