BEREU NEWS

Em 15 meses, Moro abriu mais inquéritos de crimes contra Bolsonaro do que nos governos FHC, Lula, Dilma e Temer juntos

[Em 15 meses, Moro abriu mais inquéritos de crimes contra Bolsonaro do que nos governos FHC, Lula, Dilma e Temer juntos]

O ministro da Justiça, Sergio Moro, deixou o governo Bolsonaro após 15 meses, com acusações de tentativa de interferência política no trabalho da Polícia Federal e, sendo acusado de condicionar a troca na diretoria da PF por uma indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, apesar da discrição desde o início da crise do novo coronavírus, o ministro foi atuante na defesa ao presidente da República.
Em quase um ano e meio de governo, Moro pediu a abertura de 12 inquéritos de crimes contra honra de Jair Bolsonaro, mais do que foi pedido pelo Ministério da Justiça nos governos de FHC, Lula, Dilma e Temer juntos. De acordo com o The Intercept Brasil, o pedido de abertura de inquérito de um cartaz de um festival de punk rock no Pará foi apenas um dos 12 feitos pelo ministro.
O The Intercept teve acesso ao número de pedidos feitos nos últimos 25 anos e constataram que em nenhum outro governo, desde FHC, chegou perto da quantidade de investigações de crime contra a honra do atual líder do Palácio do Planalto. Outro caso que ganhou repercussão foi a queixa-crime contra Lula, que em seu discurso após deixar a prisão em 2019 afirmou que Bolsonaro governava para milicianos.
Na era FHC, não foi aberta nenhuma investigação semelhante. O número foi crescendo gradativamente: no governo Lula, foram dois inquéritos; 3 no governo Dilma Roussef e 4 na era Michel Temer, que durou somente dois anos. 
Uma das justificativas de Jair Bolsonaro pela saída de Maurício Valeixo do comando da PF e consequente demissão de Sergio Moro, foi a falta de empenho nas investigações contra a tentativa de homicídio sofrida quando era candidato à presidência, por Adélio Bispo. Apesar de ter sido atestado que o acusado tem transtorno delirante persistente, Bolsonaro alegou mais de uma vez em seu discurso nesta sexta-feira (24) que havia um mandante do crime: “Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS