BEREU NEWS

Anarriê: Já é São João na Bahia? Entenda o motivo da mudança no feriado

[Anarriê: Já é São João na Bahia? Entenda o motivo da mudança no feriado]

“Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”. A frase, dita pelo ex-governador baiano, Octávio Mangabeira, no início da década de 50, poderia muito bem ser usada para descrever esta segunda-feira, dia 25 de maio de 2020, que acabou virando feriado de São João, por conta de um vírus que teve o primeiro surto na China. 
O fato é que nem aqui, nem na China, ninguém imaginava que o São João seria em maio, porém, a história inusitada, que não foi pensada nem pelos livros de Jorge Amado ou João Ubaldo Ribeiro, fez os baianos tirarem a camisa quadriculada do armário e atualizarem a playlist de forró.
O motivo da reviravolta no calendário é garantir mais um dia de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, o governador Rui Costa sancionou uma lei, no último sábado (23), que mudou o feriado de São João, que seria comemorado no próximo dia 24 de junho, para esta segunda-feira (25). A mudança gerou diversas brincadeiras nas redes sociais e muita gente correu para preparar os quitutes juninos.
Como se não bastasse o acorde antecipado da sanfona, na terça-feira (26), foi decretado o feriado do Dois de Julho, dia em que se comemora a Independência da Bahia. Pela primeira vez na história não terá cortejo, nem fogo simbólico, nem as tradicionais imagens da cabocla e do caboclo. A luta, dessa vez, não será contra as tropas portuguesas, mas, contra um inimigo invisível, que já tirou a vida de 460 baianos, até a noite deste domingo (24).
Na quarta-feira (27), será a vez de mais uma viagem no tempo. O feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia, comemorado tradicionalmente no dia 8 de dezembro, também foi adiantado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. Sem direito a procissão e alvorada de fogos, a santa foi convocada antecipadamente também para ajudar a manter os soteropolitanos em casa. 
O objetivo de todo rebuliço cronológico é diminuir a taxa de transmissão do coronavírus para cerca de 5%, evitando assim um colapso no sistema de saúde. Se tudo na Bahia tem precedente, que seja também no combate ao vírus, mostrando que essa fogueira baiano também sabe pular.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS