BEREU NEWS

Fora do governo, Teich pede "trégua" na busca pelo poder e cita pontos críticos no combate ao coronavírus


O ex-ministro da saúde, Nelson Teich, utilizou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (28/5), para tentar amenizar o sentimento de apreensão entre os brasileiros. No texto, ele enumera quatro tópicos a serem seguidos em meio à pandemia do coronavirus. "Como navegar em um mar de extrema incerteza, medo e ansiedade? O problema da COVID-19 vai passar. Isso é certo. É fundamental que esse caminho seja o mais curto e o menos sofrido possível para a sociedade", ressalta. Em seguida, acrescenta "quatro pontos que são críticos nesse processo".
"São eles: 1. Informação detalhada, correta, em tempo real e contínua sobre a doença, sua evolução e consequências para a saúde das pessoas no curto e longo prazo; informação sobre a capacidade dos sistemas de saúde de tratar e cuidar das pessoas e os resultados clínicos dos diferentes prestadores; e as consequências positivas e negativas das medidas de distanciamento social na vida dos cidadãos.
2. Aumentar nossa capacidade de tratar as pessoas. Temos que abordar a doença como uma linha de cuidado, não focando apenas naquelas pessoas que precisam de tratamento intensivo, ventilação mecânica e diálise. Tão importante quanto achatar a curva da doença é fazer com que a a curva do tratamento seja deslocada para os tratamentos menos intensivos, com redução da complexidade do tratamento e aumento dos níveis de cura.
3. Acompanhar a evolução da reação das pessoas às medidas voltadas para o distanciamento social. Não sabemos como as pessoas vão reagir a tempos cada vez mais longos de distanciamento. O dia a dia mudou muito, a vida para a maioria das pessoas provavelmente ficou mais triste. É importante que essa abordagem e acompanhamento do impacto do distanciamento nas pessoas sejam feitos sem partir de suposições ou pré julgamentos, porque se focarmos nas causas erradas vamos ter uma capacidade cada vez menor de entender as causas verdadeiras e isso vai impedir que soluções adequadas sejam desenvolvidas e implantadas.
4. Cooperação entre as partes que participam do desenho e da implantação das políticas e ações. Esse é um momento em que interesses pessoais não podem estar acima dos interesses coletivos da sociedade. É necessária uma trégua nos confrontos marcados pela busca de poder para que a sociedade seja verdadeiramente colocada em primeiro lugar". 
Por fim, o ex-ministro Nelson Teich ressalta que a COVID-19 vai passar. "Temos que fazer desse tempo de luta também um tempo de construção, para que o Sistema de Saúde e a sociedade saiam dessa batalha fortalecidos". 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS