Projeto vale para migrantes que estejam nos estados de Chiapas e Oaxaca e tenham solicitado refúgio no Instituto Nacional de Migração (INM). Segundo autoridades, 1.743 fizeram requisição após cruzar o México, especialmente menores com suas mães e outras mulheres.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/U/z/Wjphq1TgSCguszYk3cjg/000-1aa9zg.jpg)
Família de migrantes hondurenhos caminha em estrada que liga Mapastepec a Pijijiapan, no estado de Chiapas, no México, na quinta-feira (25) — Foto: Johan Ordonez/AFP
O governo do México anunciou nesta sexta-feira (26) um plano que oferece aos migrantes atenção médica, educação para seus filhos e acesso a um programa de emprego temporário enquanto permanecem nos estados de Chiapas e Oaxaca e solicitam refúgio.
"O governo de México está lançando no dia de hoje o plano 'Estás en tu casa'. Estando no México você poderá receber atenção médica e até mandar os seus filhos para a escola", disse o presidente Enrique Peña Nieto em um vídeo difundido através do Twitter.
O presidente detalhou que os requisitos para os migrantes que desejam entrar no plano é que se encontram nos estados de Chiapas e Oaxaca e que tenham solicitado refúgio no Instituto Nacional de Migração (INM).
"Este plano somente é para quem cumprir as leis mexicanas e é um primeiro passo a uma solução permanente para aqueles que tenham a condição de refugiado no México", disse.
Uma caravana com cerca 7 mil centro-americanos, a grande maioria hondurenhos, percorre o sul do México decididos a chegar aos Estados Unidos apesar das advertências do presidente desse país, Donald Trump, de que serão rejeitados.
Segundo dados da INM, outros 1.743 centro-americanos haviam solicitado refúgio após cruzar o México, particularmente menores de idade com suas mães e outras mulheres.
Tags
Mundo