Dicas para não perder a hora no primeiro dia do horário de verão e do Enem

Neste domingo, acontece a primeira etapa do Enem

Neste domingo, acontece a primeira etapa do Enem Foto: Fernando Lemos/24.10.2015
 
Neste domingo começa a primeira batalha de 5,5 milhões de candidatos por uma vaga na universidade. Às 13h (horário de Brasília) serão fechados os portões para a aplicação das primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No próximo dia 11, os estudantes farão a segunda parte da avaliação. Em meio à expectativa, é preciso estar atento à mudança dos relógios para o horário de verão. Os ponteiros serão adiantados em uma hora à meia-noite deste sábado.

A dica para o dia da prova é que os candidatos não acordem muito tarde — um bom horário seria por volta de 9h30 (horário de Brasília) — e saiam de casa com antecedência, para evitar transtornos.
Com a mudança por causa do horário de verão, é bom ter outras formas de saber a hora certa, além do smartphone, com relógios mecânicos, por exemplo.

— É normal que os estudantes fiquem nervosos. Muitas pessoas se preparam o ano inteiro para isso. O que não pode acontecer é o nervosismo tomar conta e prejudicar a noite de sono — ressalta Felipe Rossi, coordenador do Colégio e curso de A a Z.

Os especialistas recomendam que este sábado seja usado para descansar. Segundo professores, não é indicado que os estudantes vejam conteúdos novos na véspera da prova.
— Nada de assunto novo! É mais importante descansar, porque é uma prova exigente fisicamente, a grande recomendação é essa. Se estiverem muito ansiosos, revisem algo muito simples, como um resumo — sugere Fellipe Rossi aos jovens.

Na prova deste domingo, os estudantes resolverão questões de Linguagens, Ciências Humanas e farão uma redação durante cinco horas e 30 minutos.

Já no outro domingo, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática, quando os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

O EXTRA reuniu, no quadro abaixo, as principais dicas para reduzir, ao máximo, a chance de que algo saia errado neste dia tão importante para os estudantes que sonham com uma vaga na universidade.







No site do EXTRA, link para conferir a correção do exame

Neste domingo, desde cedo, os candidatos poderão conferir as principais notícias pelo site dos jornais EXTRA (extra.globo.com) e O Globo (oglobo.com.br/enem) e pelo aplicativo Enem O Globo, disponível para iOS e Android.
 
A iniciativa tem patrocínio da Estácio e apoio de QG do Enem, Eleva Educação e Colégio 24 Horas.
— O app é o mais completo e abrangente entre os que existem no mercado — afirma João Mesquita, diretor do Colégio 24 Horas. — A plataforma também dá acesso à correção interativa, realizada logo após cada etapa da prova.

A correção interativa é uma plataforma alimentada pelos próprios candidatos após a avaliação. Depois que marcarem no aplicativo suas respostas, os estudantes conseguem ver quais foram as escolhas de outros candidatos.

— É uma forma de o aluno acompanhar seu resultado e perceber o que já acertou — aponta Daniel Jacuá, coordenador do Eleva Educação.

Também ao fim das provas, depois do fechamento dos portões, às 19h, os candidatos poderão conferir, no site de O Globo, a correção do exame e o gabarito extraoficial do primeiro dia de Enem.
A divulgação dos resultados do Enem está prevista para o dia 18 de janeiro.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem