
No próximo dia 11, os estudantes farão a segunda parte da avaliação. Em meio à expectativa, é preciso estar atento à mudança dos relógios para o horário de verão. Os ponteiros serão adiantados em uma hora à meia-noite deste sábado.
A dica para o dia da prova é que os candidatos não acordem muito tarde — um bom horário seria por volta de 9h30 (horário de Brasília) — e saiam de casa com antecedência, para evitar transtornos.
Com a mudança por causa do horário de verão, é bom ter outras formas de saber a hora certa, além do smartphone, com relógios mecânicos, por exemplo.
— É normal que os estudantes fiquem nervosos. Muitas pessoas se preparam o ano inteiro para isso. O que não pode acontecer é o nervosismo tomar conta e prejudicar a noite de sono — ressalta Felipe Rossi, coordenador do Colégio e curso de A a Z.
Os especialistas recomendam que este sábado seja usado para descansar. Segundo professores, não é indicado que os estudantes vejam conteúdos novos na véspera da prova.
— Nada de assunto novo! É mais importante descansar, porque é uma prova exigente fisicamente, a grande recomendação é essa. Se estiverem muito ansiosos, revisem algo muito simples, como um resumo — sugere Fellipe Rossi aos jovens.
Na prova deste domingo, os estudantes resolverão questões de Linguagens, Ciências Humanas e farão uma redação durante cinco horas e 30 minutos.
Já no outro domingo, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática, quando os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.
O EXTRA reuniu, no quadro abaixo, as principais dicas para reduzir, ao máximo, a chance de que algo saia errado neste dia tão importante para os estudantes que sonham com uma vaga na universidade.



Neste domingo, desde cedo, os candidatos poderão conferir as principais notícias pelo site dos jornais EXTRA (extra.globo.com) e O Globo (oglobo.com.br/enem) e pelo aplicativo Enem O Globo, disponível para iOS e Android.
— O app é o mais completo e abrangente entre os que existem no mercado — afirma João Mesquita, diretor do Colégio 24 Horas. — A plataforma também dá acesso à correção interativa, realizada logo após cada etapa da prova.
A correção interativa é uma plataforma alimentada pelos próprios candidatos após a avaliação. Depois que marcarem no aplicativo suas respostas, os estudantes conseguem ver quais foram as escolhas de outros candidatos.
— É uma forma de o aluno acompanhar seu resultado e perceber o que já acertou — aponta Daniel Jacuá, coordenador do Eleva Educação.
Também ao fim das provas, depois do fechamento dos portões, às 19h, os candidatos poderão conferir, no site de O Globo, a correção do exame e o gabarito extraoficial do primeiro dia de Enem.
A divulgação dos resultados do Enem está prevista para o dia 18 de janeiro.
Tags
Enem