BEREU NEWS

Bolsonaro diz que Brasil "está de parabéns" na preservação ambiental e culpa indígenas por parte dos incêndios

Bolsonaro diz que Brasil "está de parabéns" na preservação ambiental e culpa indígenas por parte dos incêndios

Com 20% do pantanal brasileiro queimado, o presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira (17/9), que o Brasil "está de parabéns" pela preservação ambiental. A declaração foi feita durante inauguração de usina de energia solar na Paraíba. 
"O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente, e é o país que mais sofre ataques vindos de fora no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente", falou.
Na ocasião, Bolsonaro também disse que os povos indígenas e moradores rurais são responsáveis por parte dos focos de incêndio: "Agora, pega fogo. O índio toca fogo, o caboclo... Tem a geração espontânea. No Pantanal, 43 ºC é a temperatura média. No ano passado, quase não pegou fogo. Sobrou uma massa enorme de vegetais mortos para isso que está acontecendo agora".
DADOS
De acordo com informações registradas pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), os incêndios florestais no Brasil cresceram de forma muito acelerada ao longo de 2020 em quase todos os biomas. De 1º de janeiro a 12 de setembro, o órgão contabilizou 125.031 queimadas no país, o maior registro para o período desde 2010, quando 182.170 focos de calor foram mapeados no mesmo intervalo.
O crescimento mais alarmante é no Pantanal, que nesse intervalo de tempo viu o número de queimadas crescer 210%, passando de 4.660 para 14.489.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS