O que fazer com a máscara na hora de comer? Infectologista responde e dá dicas - BEREU NEWS

Últimas Notícias

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

23 de outubro de 2020

O que fazer com a máscara na hora de comer? Infectologista responde e dá dicas


Com a reabertura de restaurantes e a praça de alimentação dos shoppings, uma nova dúvida tem surgido na cabeça dos soteropolitanos: o que fazer com a máscara na hora de comer? O acessório é indispensável para entrar nos ambientes, mas a retirada inadequada pode fazer com que o vírus se espalhe pelo estabelecimento.

Segundo a infectologista Fabianna Bahia, se alguém com a Covid-19 tirar a máscara e deixá-la exposta, fora de uso, as outras pessoas no local podem ser contaminadas. O novo coronavírus pode ficar nas superfícies por horas e ser espalhado pelo ar, sendo levado às outras pessoas que estão se alimentando e sem máscara. 

O mesmo acontece no caso contrário, quando alguém não infectado deixa a sua máscara exposta, próxima a alguma superfície que pode estar contaminada. "Chamamos à atenção, ainda, para não sujarmos nossa máscara ou permitirmos que o objeto se contamine nas superfícies em que possamos deixá-la, enquanto nos alimentamos, como mesa, nosso colo, bolsos ou bolsas, por exemplo", explica.

A médica é coordenadora dos Serviço de Infectologia e de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Espanhol, centro de referência contra a doença na Bahia. Ela conta que no refeitório do local são entregues saquinhos de papel aos colaboradores, após eles já terem lavado as mãos, para acondicionar as máscaras. Essa medida protege as pessoas que estão, momentaneamente, sem máscaras, até que terminem de comer e recoloquem o item no rosto, conforme recomendado.

Caso o estabelecimento não distribua sacos de papel, uma boa alternativa é levar seu próprio recipiente, que pode ser um envelope, saquinho de pipoca ou até vasos plásticos. Depois da alimentação, ao recolocar a máscara no rosto, é imprescindível lavar o recipiente ou jogá-lo fora, caso seja descartável. "A implantação desta rotina é muito importante, pois o cuidado correto com a máscara é uma das medidas preventivas contra a Covid-19", conclui a especialista. 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Responsive Ads Here