O pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família será feito, a partir de dezembro, pela Conta Poupança Social Digital, acessado pelo aplicativo Caixa Tem. Com a medida, é dispensada a necessidade de de sacar integralmente todas as parcelas.
Será obrigatório ter conta bancária para o recebimento, mas a Caixa já informou que a abertura das contas será feita de forma automática e escalonada sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências. Para utilizá-la, não é preciso gerar nova senha: O beneficiário poderá usar a mesma senha do cartão social. Mais de nove milhões de pessoas que ainda não possuem conta receberão o crédito na conta digital.
Para sacar, é necessário apenas o cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão, como já acontece. Os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, com a possibilidade de pagamentos de boleto, transferências via Pix, entre outros serviços.
Os primeiros a receber os recursos com os serviços da Conta Poupança Social Digital serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do Programa. Nesta primeira etapa, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de pessoas receberão os valores pelo CAIXA Tem. Mês a mês, de acordo com o último digito no NIS, os beneficiários passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da Conta Poupança Social Digital.