BEREU NEWS

Mês de dezembro terá alinhamento de planetas, eclipse solar e chuva de meteoros; confira dias


Pelo menos três eventos astronômicos vão marcar o mês de dezembro este ano,  segundo o doutor em Física e professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo.

O primeiro deles será registrado já neste domingo (13/12), com o ápice da chuva de meteoros chamada de Geminídeas. O fenômenos ocorre quando fragmentos de rochas entram na atmosfera do planeta Terra em alta velocidade e são incinerados. O rastro de luz é também chamado popularmente de "estrelas cadentes".

Para observar melhor o fenômenos, a dica é "montar guarda". ''A ideia é se afastar completamente das luzes da cidade, daí fique de olho no céu e monte guarda. Quando mais aberto estiver o céu, mais chance de observar os meteoros que são rastros de luz de curta duração que vão pipocando pelo céu'', orienta o físico.

No dia 14, será a vez de um eclipse solar, alinhamento astronômica em que a Luz fica entre o Sol e a Terra. Aqui no Brasil, ele será observado de forma parcial. Ainda assim, o físico explica que esse fenômeno não deve ser observado a olho nu. 

“Muito importante que não se faça a olho nu. A solução é comprar um vidro de soldador, que pode ser encontrado em lojas de material de construção, com tonalidade 14. Ele oferece proteção segura. Jamais use chapas de raio-x ou vidros fumês”, esclarece.

Por fim, no dia 21 de dezembro, será a grande conjunção de Júpiter e Saturno. O alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno com a Terra é considerado relativamente raro por que ocorre a cada 20 anos, mas desta vez, é ainda mais. Isso porque tamanha proximidade entre os planetas não era vista há séculos.

Schappo explica que, a conjunção pode ser acompanhada ao longo do mês: "No horizonte oeste, após o pôr do Sol vai observar dois pontos que parecem duas estrelas, mas são Júpiter e Saturno. Noite após noite estarão mais próximos um do outro. O ápice deste encontro será no dia 21".

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS