BEREU NEWS

Síndrome da Rapunzel: jovem que comia cabelo passa por cirurgia de emergência para retirar tufo de 48 cm do estômago


Uma adolescente no Reino Unido precisou ser operada às pressas para retirar um tufo de cabelo com 48 centímetros de comprimento do estômago. Ela confessou aos médicos que comia o próprio cabelo compulsivamente, que estava sentindo dores abdominais há cinco meses, e que piorou nas últimas semanas. Essa vontade de comer cabelo, embora rara, tem o nome: tricofagia, também conhecida popularmente como a "síndrome de Rapunzel". 

A bola de cabelo tinha um formato oval e chegou a abrir um buraco na parede de seu estômago. De acordo com o Uol, Ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após a cirurgia e recebeu alimentação por meio de um tubo de alimentação inserido no intestino delgado, enquanto o estômago cicatrizava. O caso foi reportado na revista BMJ Case Reports, no dia 9 de fevereiro.

A jovem, de 17 anos, além da síndrome de Rapunzel, tinha outro transtorno mental que normalmente está associado, a tricotilomania, distúrbio que faz com que o indivíduo arranque pelos do corpo. Ela procurou o hospital depois de desmaiar duas vezes, machucando o rosto e o couro cabeludo durante as quedas. No entanto, ao realizar uma tomografia computadorizada, os médicos observaram um "estômago grosseiramente distendido" com uma grande massa interna, além de um buraco na parede do estômago. 

Após avaliação de psiquiatras do hospital, a adolescente teve um "curso pós-operatório sem intercorrências" e recebeu alta do hospital sete dias após a cirurgia, escreveram os autores. Um mês depois, ela não teve nenhum sinal de complicações, "estava progredindo bem com conselhos dietéticos" e sendo atendida por um psicólogo.

Em 2017, porém, outra adolescente britânica, de 16 anos, morreu devido a uma peritonite, uma inflamação da membrana que reveste a parede abdominal e cobre os órgãos abdominais, causada pelo acúmulo de cabelo no órgão.

DOENÇA

De acordo com Edson Luiz de Toledo, coordenador do Programa para Tricotilomania do PRO-AMITI (Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a tricofagia é muito comum em pacientes do sexo feminino ele afeta 10 mulheres para cada homem com o problema.

"As causas são diversas, mas geralmente está relacionada com a separação dos pais, brigas em casa, bullying, primeira menstruação ou até abuso sexual", explica Toledo. Segundo ele, a criança ou o adolescente começa a arrancar o cabelo e comer para se distrair ou até punir pais e mães por algo que os incomoda. A tricofagia inclusive está relacionada a outros transtornos como a depressão e a ansiedade.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS