BEREU NEWS

Conceição do Jacuípe conclui programa de requalificação para os profissionais da saúde

Foto ilustrativa

Após mais de um mês reunindo trabalhadores do setor de saúde em um amplo ciclo de palestras e procedimentos práticos sobre requalificação profissional, a Secretaria de Saúde de Conceição do Jacuípe encerrou o “Programa de Capacitação: um olhar multidisciplinar”, que abordou vários aspectos relacionados ao segmento, como urgências, emergências, atenção básica, entre outros.  

Os profissionais foram treinados em palestras e ações práticas que aconteceram no teatro Wilson Rocha pelas manhãs e tardes. Participaram do treinamento cerca de 100 profissionais de saúde, entre membros das equipes do Hospital ACM e do SAMU 192, enfermeiros e médicos das Unidades de Saúde da Família (USF), Equipe do Melhor em Casa, além da Equipe do SAMU 19.


Durante o treinamento, foram abordados temas relevantes para o setor, como “Urgências e Emergências Clínicas nos Pacientes Adultos”, “Interpretação de exames laboratoriais na rede de atenção básica”, “Manipulação com Drogas Vasoativas”, “Emergências Pediátricas e Neonatais no contexto hospitalar e APH”, “Cuidados Integrados à Criança na Atenção Básica: Bases no AIDPI”, e “Interpretação de exames laboratoriais na rede básica”.


Foram também realizadas palestras sobre “Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida: Com Ênfase nos Pacientes com Covid-19”, “Atendimento Primário ao Paciente Politraumatizado no contexto hospitalar e APH”, “Aspectos gerais de Biossegurança”, “Manejo frente as principais Emergências Obstétricas no contexto hospitalar e no APH”, “Assistência de Pré-Natal: Uma Abordagem na Atenção Básica”, “Manejo do Choque no Pré e Intra Hospitalar: Choque Hipovolêmico, Séptico e Cardiogênico”.


E ainda “Urgências Neurológicas: AVC, HIC e Crise Convulsiva”, “Incidente com Múltiplas Vítimas”, “Prática simulada para realização de sondagens”, “Punção de Acesso Periférico, Punção de Jugular Externa e Inserção de Máscara Laríngea”, “Manejo Integral das IST”, “Rastreio do Câncer de Colo de Útero: Da Coleta à Interpretação de Laudos”, e “Assistência ao paciente em ventilação não invasiva e invasiva, e cuidados no cenário da IOT”.


De acordo com a coordenação do programa de requalificação, “foi satisfeita plenamente a intenção da iniciativa, que era a de requalificar o pessoal, tornando-os multiplicadores das informações passadas nas palestras, pois eles serão os responsáveis de repassar os ensinamentos para o restante das equipes”.


A requalificação do setor da saúde é uma iniciativa que tem marcado a atual gestão da prefeita Tânia Yoshida, que possui diversos projetos e frentes de trabalhos para melhorar consideravelmente esses serviços. “Vamos fazer com que a saúde de Conceição do Jacuípe seja auto-sustentável e se transforme em referência para toda a Bahia e traga orgulho para todos nós”, disse a prefeita, salientando a importância de que  os profissionais de saúde estejam sempre atualizados, uma vez que são pessoas que trabalham com vidas humanas.


ASCOM: PMCJ

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS