A Bahia é o estado brasileiro que mais vacinou contra a Covid-19, proporcionalmente. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), foram 1.664.055 vacinados com a primeira dose até essa quinta-feira (1/4). Assim, o estado tem cerca de 11,15% da população - pelo menos parcialmente - imunizada.
Em números absolutos, o maior número de vacinados está em São Paulo (4,67 milhões), seguido pela Bahia (1,66 milhão) e Minas Gerais (1,61 milhão). Já Mato Grosso é o estado com a porcentagem mais baixa, onde 5,20% receberam pelo menos a primeira aplicação do imunizante.
Na manhã desta sexta-feira (2/4), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, celebrou o feito e agradeceu "a todos os 417 prefeitos e secretários municipais de saúde", além do governador Rui Costa (PT), "pelo apoio imprescindível para alcançar esse marco".
Ele pediu, também, que as pessoas procurem os postos de vacinação para receber a segunda dose da CoronaVac, pois a média de tempo entre as duas está em 40 dias, quando o recomendado são 28 dias. "Isso não é bom", garantiu o secretário.
"Você que já tomou a primeira dose, procure imediatamente um posto [...]; Vamos manter a Bahia como o estado que mais vacina", concluiu Vilas-Boas.
ASSISTA
Meu reconhecimento a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde, @Cosemsba além de @costa_rui por essa conquista de atingirmos o primeiro lugar entre os estados que mais vacinaram contra a #covid19. pic.twitter.com/VAh8DVVnVM
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas)April 2, 2021
BRASIL
O número de pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus, no Brasil, chegou a 18.548 301 na quinta-feira (1º), o que equivale a 8,78% da população. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e o Distrito Federal.
Além disso, dos mais de 18 milhões de brasileiros vacinados, 5.223.544 já receberam as duas doses, o que corresponde a 2,47% da população.