BEREU NEWS

Lacen já detectou 21 linhagens do novo coronavírus em circulação na Bahia


O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) sequenciou 225 genomas completos do novo coronavírus em pacientes residentes de 88 municípios baianos. O trabalho, que vem sendo realizado há oito meses, já detectou 21 linhagens em circulação na Bahia.


De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), as variantes P.1 (Manaus), P.2 (Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (Reino Unido) estão entre as detectadas. O boletim divulgado nesta sexta-feira (14), que analisa casos de abril deste ano, confirma a predominância das variantes mais agressivas em toda a Bahia, sobretudo, a P.1.


“As amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado e identificar a dispersão de variantes mais contagiosas, existe um risco aumentado para a internação e rápido agravamento do quadro clínico”, alertou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.


Também conforme a Sesab, todas as amostras avaliadas eram de pacientes com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos. Os dados sugerem, ainda, que a mobilidade humana contribui, como fator crucial, para a disseminação das variantes do novo coronavírus. 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS