BEREU NEWS

Ministério da Economia pretende lançar programa para capacitar jovens com ajuda de custo de R$ 600


O governo federal, através do Ministério da Economia, pretende lançar em breve um programa de incentivo à qualificação da mão de obra. A novidade foi anunciada pelo titular da pasta, Paulo Guedes, nesta quarta-feira (26/5).


De acordo com Guedes, o objetivo é preparar jovens para o mercado de trabalho formal. Além disso, os participantes do programa ainda devem receber uma ajuda de custo, no valor de R$ 600. A proposta é que metade do valor seja financiado pelo ministério, e a outra metade, pelos empregadores, que também teriam que oferecer meios de capacitar esta mão de obra.


“Estamos lançando um olhar justamente para evitar o que, no mercado de trabalho, se chama de Efeito Cicatriz”, disse Guedes, se referindo ao termo usado por especialistas para explicar os prejuízos à evolução profissional que costumam afetar quem ingressa de forma precária no primeiro emprego.


Ainda conforme o ministro,  a iniciativa só não foi lançada ainda por questões orçamentárias. “Temos os recursos para este ano, mas queremos que seja um contrato de [trabalho de] pelo menos um ano. Então, em vez de lançar um contrato de seis meses [só até o fim deste ano], estamos tentando obter fontes [de recursos financeiros] para que o jovem fique coberto por este programa de treinamento no trabalho por pelo menos um ano”, explicou, acrescentando que a pasta já vem conversando sobre a iniciativa com algumas empresas.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS