BEREU NEWS

Diretor de cadeia pública é exonerado e 4 policiais penais são afastados; Defensoria diz que ter denunciado tortura contra presos


Afastado do cargo desde fevereiro deste ano, o diretor da Cadeia Pública de Água Boa, Valmir Barros Christ, foi exonerado do cargo pelo governador Mauro Mendes nessa quarta-feira (18).


Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a exoneração se deu por causa do período em que ele ficou afastado do cargo, com diversos atestados médicos. Outros quatro policiais penais também foram afastados.


Conforme a Defensoria Pública de Mato Grosso, o então diretor e os quatro policiais foram afastados após uma vistoria do Grupo de Atuação Estratégica do Sistema Carcerário (Gaedic/Sistema Prisional) e Corregedoria de Justiça, quando foram contatados indícios de tortura e tratamento cruel, desumano e degradante aos presos no local.


No entanto, segundo a Sesp, essa denúncia foi recebida e está sendo apurada.


A vistoria surpresa foi feita em julho e após a conclusão e registro do que foi observado no local, em relatório, o Gaedic e a Corregedoria de Justiça recomendaram ao secretário Jean Carlos Gonçalves que abrisse procedimento para apurar as denúncias, com base nos elementos levantados. Na data da checagem, 624 presos estavam detidos em Água Boa.


No trabalho, os defensores públicos que integram o Gaedic percorreram, junto com os juízes Marcos Faleiros, Emerson Cajango e Eduardo Calmon de Almeida, os raios do presídio, ouviram os presos e identificaram e registraram, em imagens, as lesões corporais. Posteriormente, ouviram os detidos formalmente na sede do Fórum da cidade.


O governador nomeou os novos diretor e subdiretor da unidade, Robson Severino Duarte e Edvaldo Alves Martins, respectivamente.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS