BEREU NEWS

Erupção vulcânica pode causar tsunami na Bahia


Uma erupção explosiva de um vulcão que entrou em estado de alerta nas Ilhas Canárias, no litoral da África, pode chegar à Bahia. O possível tsunami, causado pelo Cumbre Vieja, atingiria todo o Brasil, afetando principalmente a costa do Nordeste. A informação deixou os oceanógrafos brasileiros com a atenção direcionada ao assunto.

Desde sábado, 11, foi detectado um aumento significativo nos movimentos sísmicos levando à alteração de nível do vulcão. As atividades tectônicas registradas ao longo desta semana são um indicativo da proximidade de uma erupção.


De acordo com o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), a profundidade dos epicêntros dos tremores diminuiu. Eles ocorrem, geralmente, a 30km de profundidade. Só nesta quinta-feira, 16, ocorreram mais de 100 tremores com profundidades que chegam a apenas 1km.


Através de um comunicado, divulgado na manhã desta quinta, a Pevolca informou que o processo é contínuo e pode ter uma rápida evolução a curto prazo. Tremores ainda mais fortes são esperados para as próximas horas.


O Cumbre Vieja está no nível dois, dos quatro existentes, na escala de alerta para uma erupção vulcânica. Nesta fase, a população é orientada a ficar atenta ao monitoramento da atividade vulcânica e sísmica, pois ainda que considerada remota, a possibilidade de real e digna de atenção. Já o alerta máximo ocupa a terceira posição, antecedendo apenas o nível quatro, que alerta que o evento já está em andamento.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS