BEREU NEWS

MEC divulga balanço de vagas oferecidas para o ensino superior em 2021


O ano de 2021 foi o que mais gerou oportunidades para os interessados em ingressar no ensino superior. Aproximadamente 600 mil vagas nos cursos de graduação – a distância e presenciais – foram criadas em diversas áreas da educação. 

De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 31, para os cursos a distância foram disponibilizadas 436,3 mil vagas, e para os cursos presenciais cerca de 159,8 mil vagas foram ofertadas. Elas estão distribuídas nos 1.576 novos cursos autorizados em 2021, beneficiando mais de 650 instituições de educação superior. O índice foi o maior entre 2015 e 2021.   

A graduação em Enfermagem lidera com 112 cursos superiores autorizados, seguida por Direito com 108, Pedagogia com 90, Psicologia com 85 e Administração com 72. O MEC também registrou bons índices de reconhecimento e renovação de cursos, com 925 cursos reconhecidos, e 8,2 mil que tiveram a condição de reconhecimento renovada. 
A avaliação dos cursos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao ministério. Entre os critérios utilizados estão a infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica da faculdade. 

DESCONTO

Com as vagas geradas no ano passado, o ingresso no ensino superior é uma realidade para diversas pessoas que sonhavam com a graduação. No entanto, muitas pessoas que planejam começar uma faculdade encontram dificuldades com os altos custos das mensalidades.

Pensando em facilitar a inclusão à educação, diversas iniciativas privadas, como o Educa Mais Brasil, e programas de ensino ofertam bolsas de estudos, que concedem descontos no pagamento das mensalidades. As bolsas ficam disponíveis durante todo o ano e não precisa da nota do Enem.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS