Existe diferença entre o amor romântico e o genuíno?

Entenda sobre os principais pontos que fazem com que o amor romântico seja confundido, erroneamente, com o amor genuíno.


Quando falamos de relacionamentos e amor tratamos de sentimentos muitos subjetivos e complexos. Entretanto, é possível falar de forma genérica sobre a Idea que as pessoas têm do amor romântico que muitas vezes é tratado como o amor genuíno.

 

Contudo, existem diferenças enormes que fazem com que o julgamento errado de uma por outra possa deteriorar um relacionamento. Nesse sentido, o romantismo das relações é uma das chaves principais para passar por cima de muitas coisas prejudiciais para o indivíduo em prol desse amor romântico. 

 

Sendo assim, o amor romântico pode ser entendido como o sentimento mais rudimentar do amor, cheio de apegos, inseguranças, ciúmes e incertezas. Quando as pessoas estão envolvidas nele é muito difícil perceber as falhas que fazem com que aquela relação não seja saudável, portanto, não seja um amor genuíno. 

 

Esse amor mais materializado, como com um(a) sugar baby que se relaciona visando ganhar alguma coisa, não pode ser entendido como algo genuíno. Dessa forma, o amor genuíno, ao contrário, é cheio de sentimento de força e carinho, primeiro de si mesmo e depois com o outro. 

 

Afinal, você só consegue amar verdadeiramente outra pessoa quando você está 100% preenchida e satisfeita consigo mesmo. Além disso, esse amor ele é completamente livre de amarras emocionais ligadas a manipulações do ego. 

 

Ao contrário, ela é voltada para a realidade, e não para as fantasias e expectativas do outro dentro da relação romântica. Portanto, as pessoas têm espaço para serem livres e ser da forma como quiserem. Sendo assim, sentimentos de controle, posse e raiva não estão inseridos dentro desse tipo de amor. 

 

Dessa forma, a diferença entre o amor romântico e o genuíno é construído desde a sua base até a formação das pontas das folhas dessa grande árvore que é o amor. Hoje em dia existem diversas ferramentas dentro da psicanálise que podem ajudar as pessoas a cada vez mais irem em busca do amor genuíno e deixar o amor romântico para trás.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem