BEREU NEWS

Projeto sustentável de minério de terras raras coloca Bahia como destaque na economia global

(Foto: Genilson Coutinho)

 

 

Um projeto sustentável de terras raras coloca a Bahia como destaque no cenário da economia global. Esses metais formam um grupo de 17 elementos químicos encontrados em determinados minérios. A partir do desenvolvimento de uma tecnologia inédita, a empreitada pretende explorar minerais que antes eram inviáveis. A Mineradora Tabuleiro, em parceria com o Senai Cimatec, visa a redução de rejeitos e a exploração de diferentes teores de terras raras leves, como o neodímio, praseodímio, lantânio e cério.

 

 

“O desenvolvimento do projeto de separação de terras raras feito pela Tabuleiro contribui com a sustentabilidade ambiental, a partir de um material considerado comumente como rejeito em garimpos pela Bahia”, afirmou Sandro Santos, diretor da Mineradora Tabuleiro.

 

 

A inauguração da Planta-Piloto de Terras Raras, com estrutura pioneira e 100% baiana, desenvolvida pela Mineradora Tabuleiro e o Senai Cimatec, com minério extraído na Bahia, ocorreu neste mês, no Senai Cimatec Park, em Camaçari. O projeto conta com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). “Os olhos do Brasil, e quem sabe do mundo, estão voltados para a Bahia, e essa parceria já tem trazido bons frutos para a Mineradora Tabuleiro e o Senai Cimatec”, destaca Camile de Almeida da Silva, gerente de projetos do Senai Cimatec.

 

 

"Fica evidenciado o compromisso com a sustentabilidade, transformando o que antes era impacto ambiental em tecnologia limpa", diz Janaína Marques, diretora da Mineradora Tabuleiro.

 

 

O gerente executivo de Negócios do Senai Cimatec, André Oliveira, ressalta a importância do projeto para a economia do estado. “A Bahia hoje desponta como um dos principais players nacionais em relação à mineração. E acho que essa linha pode colocar o estado no cenário global em relação ao minério de terras-raras”.

 

 

A mineradora e o Senai Cimatec prevêem para o estado uma perspectiva de grande produção desse minério, que representará uma mudança no cenário econômico da Bahia. “Esse projeto vai se tornar a primeira planta industrial do Brasil e uma das primeiras da América Latina, em uma parceria muito importante com a Tabuleiro”, reforça Antônio Rimaci, líder técnico do projeto e do Senai Cimatec.

 

 

Segundo dados de 2015 da USGS (agência científica do governo dos Estados Unidos), as reservas brasileiras de terras-raras podem chegar a 3,5 bilhões de toneladas, o que leva o país ao 2º lugar no ranking mundial. “O terras-raras é o futuro. Não é à toa que diversos países estão investindo na pesquisa, extração e beneficiamento  desses minerais. Por outro lado, o Brasil possui uma reserva significativa deste mineral que poderá contribuir para o aumento das exportações e consequentemente para um saldo positivo na balança comercial brasileira”, completa Carla Ferreira, gerente regional da Bahia da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS